>

Zelador: entenda a importância dessa função para o condomínio

O zelador de uma edificação nunca passa despercebido. Sempre há um morador que precisa de uma ajudinha com um vazamento, um chuveiro que queimou ou uma lâmpada que precisa ser trocada. Ele é o braço direito do síndico e, por que não dizer, os seus olhos e ouvidos, afinal, o zelador sabe bem tudo o que acontece no prédio. Bem, é evidente que o zelador é um profissional indispensável para manter o bom andamento da edificação, mas você sabe quais são efetivamente as tarefas diárias desse profissional?

Cabe ao zelador garantir que as atividades rotineiras do condomínio sejam realizadas com êxito, o que significa verificar os serviços de limpeza, bem como as bombas, caixas d’água, lixo, elevadores, jardim e áreas comuns. Além disso, ele deve estar atento a emergências e preparado para agir em imprevistos e corrigir eventuais falhas. Há, também, as atividades administrativas realizadas juntamente com o síndico e que igualmente são essenciais para manter tudo em pleno funcionamento.

E as funções do zelador não param por aí, na verdade estão apenas começando!

Zelador tem um amplo leque de atividades

O controle e acompanhamento do cronograma dos procedimentos de limpeza dos reservatórios de água, desinsetização, desratização e descupinização é uma das missões mais sérias do zelador. Isso porque as consequências podem ser bastante graves para os condôminos caso haja negligência ou erro nesse processo. As pragas urbanas e pequenos insetos transmitem muitas doenças que podem, dependendo do caso, até levar à morte. E, tendo em vista a sagacidade dos insetos que podem se alojar em qualquer lugar, inclusive, nos reservatórios de água, e a sua facilidade de reprodução e disseminação, o zelador e o síndico devem estabelecer um cronograma anual de desinsetização e demais serviços, e segui-lo à risca.

Estar atento às manutenções preventivas (ação que reduz a probabilidade de falhas de equipamentos, máquinas ou estrutura), para evitar gastos mais substanciais com reparos ou consertos emergenciais, é igualmente uma das tarefas essenciais desse profissional.

Outra incumbência do zelador é administrar as tarefas dos porteiros, garagistas, jardineiros e paisagistas, eletricistas, vigilância e profissionais da limpeza. Ele também deve acompanhar os prestadores de serviços, como de empresas de energia e água, elevadores, equipamentos, entre outros, para assegurar que os profissionais desenvolvam suas atividades sem prejuízo da rotina do condomínio. 

Em suma, cabe ao zelador cuidar da organização, limpeza e conservação da edificação, o que o leva a, além de acumular tarefas importantes, estar em constante capacitação. A propósito, o que é preciso para ser um zelador?

Zelador deve ter perfil generalista

Para ser um bom zelador é preciso ter algumas habilidades com elétrica, hidráulica, procedimentos de segurança e combate a incêndios, e eletrônica. Também é indispensável conhecer as rotinas e mecanismos que atendem ao condomínio. Em um momento de emergência, o profissional deve estar pronto para minimizar os impactos negativos e oferecer uma solução emergencial até que o técnico chegue ao local. Além disso, em um momento de necessidade e urgência, o zelador pode acabar substituindo funcionários de outras áreas.

Facilidade para trabalhar em equipe e para se comunicar também são características importantes para quem trabalha nessa área. No primeiro caso é importante explicar que o zelador é responsável por supervisionar os funcionários para garantir o bom andamento dos trabalhos gerais no condomínio. Nesse sentido, também é importante conhecer as normas e o regimento interno da edificação. Por ser considerado o braço direito do síndico, o zelador deve manter o síndico informado sobre o dia a dia do edifício, o que inclui problemas com o quadro de funcionários, na estrutura ou com algum morador.

É importante explicar que apesar de todas essas habilidades exigidas para ocupar o cargo, o zelador não pode executar tarefas de manutenção ou execução de serviços que exijam conhecimento técnico especializado. Esse alerta tem como objetivo garantir a segurança pessoal dos profissionais.   

Agora que você já sabe que sem o zelador provavelmente o seu condomínio teria uma rotina muito mais difícil, aproveite que no mês de fevereiro é comemorado o Dia do Zelador para parabenizar e valorizar ainda mais esse profissional!

Fontes/Referências:

Zelador: quais as responsabilidades? – SP Imóvel

Dia do zelador: quais são as suas principais atribuições? – Novo Mundo Administradora

Quais são as obrigações de um zelador? – Cursos CPT