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Você sabe qual a importância da garantia na dedetização?

Todo mundo sabe que os produtos possuem uma garantia de “vida útil”. O que muitos consumidores não imaginam, é que também existe a garantia de serviços prestados. Assim como a garantia que adquirimos quando compramos um produto, a de serviços é um direito do consumidor e pode ser acionada sempre que o cliente entender que o fornecedor não cumpriu sua parte do trato. Quer entender melhor como funciona? Continue lendo e confira!

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura ao cliente um retorno da prestadora de serviços, independentemente da área, caso o procedimento não saia como o planejado ou dure muito menos do que o esperado. De acordo com o CDC, o cliente tem até 90 dias para reclamar de defeitos ou problemas no serviço contratado. Todavia, isso não significa que o valor total investido será recebido de volta, tampouco que cubra problemas que tenham surgido após a realização do serviço.

Na verdade, cada caso é um caso, mas a garantia de serviços prestados se limita a problemas no procedimento, especificamente.

Controle de Pragas

No setor de desinsetização (popularmente conhecido como dedetização), a garantia dos procedimentos se faz ainda mais necessária. As pessoas/empresas contratam esses serviços por apenas uma razão: manter as pragas urbanas e pequenos animais bem longe. Em geral, as demandas são consequência de um problema já instalado, mas há também os clientes que contratam a desinsetização preventiva, ou seja, aquela que evita o aparecimento das pragas.

Nos dois casos, sem a garantia, o cliente corre o risco de perder o dinheiro investido e, pior, ter problemas com uma infestação. Em outras palavras, duvide de empresas que não oferecem a garantia dos seus serviços e, principalmente daquelas que afirmam resolver o problema tão logo seja realizado o procedimento.

Isso porque os insetos não necessariamente desaparecem na mesma hora. Os produtos de desinsetização têm ação residual, isto é, eles são desenvolvidos para permanecer no ambiente por várias semanas para garantir que toda a ninhada, independentemente da espécie, seja infectada para então ser eliminada. O processo é simples: como a ação dos produtos não acontece imediatamente, ao voltar para o ninho, a praga já contaminada transmite o veneno para toda a colônia.

Em razão disso, é possível encontrar, após dias de aplicação dos produtos, insetos mortos no local – e também pode acontecer, ainda que seja raro, de alguns sobreviverem. Em casos de infestação, dependendo da área e da intensidade, o acompanhamento pós-procedimento por parte da prestadora de serviços pode ser essencial para assegurar a solução do problema. Por isso, é importante contar com uma empresa que dê todo o suporte e seja transparente com as informações, especialmente antes de formalizar a contratação de seus serviços.

Reputação

A afirmação de que os insetos desaparecem logo após a desinsetização se tornou um mito e muitas empresas se aproveitam dessa informação distorcida para enganar os clientes.

O mercado oferece centenas de opções de prestadoras de serviços com as mais diferentes formas de atuação. No entanto, sabemos que nem todas levam a sério o seu compromisso de atender o cliente com esmero. Por isso, é muito importante pesquisar, se informar e fechar negócio apenas com empresas que assegurem suporte e/ou reparação caso o serviço prestado não corresponda ao estabelecido no acordo. Esse diferencial mostra que a empresa está comprometida com o cliente, esforçando-se para manter o seu nível de qualidade e assim oferecer um serviço que atenda às expectativas do contratante.

Outra dica importante na hora de escolher uma desinsetizadora é verificar as certificações que a empresa possui. As principais do setor de desinsetização são concedidas pelas instituições:

  • Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
  • CRQ (Conselho Regional de Química);
  • INEA (Instituto Estadual do Ambiente);
  • ABCVP (Associação Brasileira no Controle de Vetores e Pragas).

As certificaçõesdestas instituições asseguram que a empresa atende a requisitos como respeito ao meio ambiente, utiliza apenas produtos aprovados pela Anvisa, promove treinamentos e respeita as normas regulamentadoras necessárias para garantir a segurança de todas as pessoas, funcionários e clientes envolvidos no processo de desinsetização.

Fontes/ Referências:

Garantia de Serviços Prestados: entenda como funciona! – Analysis