>

Síndico: não deixe a dedetização do condomínio para a última hora!

As festas de fim de ano se aproximam e com elas vem uma série de pontos de atenção para quem faz a gestão de um condomínio.

Há que se pensar na segurança, afinal, muitas pessoas viajam e há os oportunistas de plantão. Muitas vezes há racionamento de água, pois chega o verão e o consumo aumenta. Existe, claro, a decoração de Natal, que precisa ser instalada. E em meio a tantos afazeres, muitas vezes a dedetização do condomínio acaba sendo esquecida, mas ela é fundamental para que todo o resto corra tranquilamente!

Dedetização: o básico bem-feito

Sem uma dedetização de qualidade, todo o condomínio fica comprometido. As pessoas acabam sem poder desfrutar das áreas comuns, as infestações também podem ocorrer nos apartamentos, a água pode ser contaminada e todos acabam correndo perigo, pois as pragas urbanas transmitem muitas doenças. Isso passa uma sensação de desleixo e falta de cuidados para com o local.

Por isso, incluir a dedetização no calendário anual de manutenções e cuidados do condomínio, prezar pelo cumprimento da sua realização e contar com o apoio de uma prestadora de serviços de qualidade de confiança é o básico!

Qual a periodicidade da dedetização em condomínios?

A periodicidade da dedetização em um condomínio depende de alguns fatores.

  • No caso da identificação de uma infestação, ela precisa ser realizada imediatamente para uma contenção de seu alcance e danos.
  • Na ocasião da realização de uma reforma, ela precisa ser realizada também, para evitar que possíveis pragas se espalhem pelo terreno ou até para vizinhos.
  • De forma preventiva e como manutenção de uma dedetização realizada anteriormente, ela pode ser contratada a cada seis meses.

O impacto do verão e das festas de fim de ano

Mas então por qual motivo o fim de ano acaba sendo um período que requer maior atenção do síndico neste assunto?

Primeiramente, isso se dá pois no verão as pragas urbanas se proliferam em maior velocidade, pois seus organismos, e consequentemente, sua reprodução está a todo vapor. Há também uma maior oferta de água, acesso, abrigo e alimento, que são atrativos e impulsionadores de seu crescimento.

Além disso, é comum que as pessoas recebam muitas visitas, festejem bastante e com isso, acabam utilizando muito mais as áreas comuns do condomínio. Acaba havendo uma maior necessidade de limpeza também, pois restos de comida atraem insetos e pequenos animais. As festividades também geram mais lixo, que precisa ser corretamente armazenado e descartado.

É uma época de alta incidência de chuvas, o que pode gerar locais de acúmulo de água – acaba sendo propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, além de proporcionar umidade em alguns ambientes, especialmente os de pouca ventilação e iluminação.

Sendo assim, estar com a dedetização em dia é fundamental para garantir o conforto e segurança de todos nesta época tão especial do ano.

Um outro ponto importante é que estes são meses marcados por muitos feriados e compromissos, então é uma boa precaução agendar o serviço com antecedência e tranquilidade. Para isso, tenha sempre à mão o contato de uma prestadora de serviços de desinsetização de qualidade e confiança. Procure também realizar algum pacote de serviços e já deixar agendada a sua desinsetização semestral, de forma a evitar esquecimentos. Outro serviço que pode também ser contratado é a limpeza de caixa d’água, deixando, assim, o condomínio protegido como um todo.

Fontes / Referências:

Verão aumenta a incidência de pragas urbanas – Bayer

Como evitar o mofo no período de chuva? – Diário do Nordeste