>

Pássaros predadores: seus aliados no combate aos insetos

Sempre falamos muito sobre como manter as pragas urbanas afastadas e damos várias dicas para tal, que envolvem limpeza e dedetização. Mas uma tática auxiliar pouco explorada é a ideia de atrair pássaros que se alimentam de algumas pragas urbanas, colaborando, assim para o seu controle. E esta é uma ótima alternativa, afinal, todos apreciam um jardim repleto de flores, borboletas e pássaros, não é mesmo?

Então confira algumas curiosidades sobre o assunto:

  • Mais de 6 mil espécies de pássaros são insetívoras, ou seja, se alimentam de insetos, ingerindo milhões de toneladas de insetos em todo o mundo.
  • Um beija-flor come, em média, 2 mil mosquitos por dia e tem papel importante no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
  • Sabiá, trinca-ferro e bem-te-vi são exemplos de pássaros que adoram se alimentar de insetos e que estão presentes nas cidades em grande número. Portanto, conte com a ajuda deles!
  • Pássaros selvagens se alimentam de formigas, aranhas, cupins, moscas, mosquitos e lagartas. Trata-se de um bom cardápio!

Mas é claro que esta é apenas mais uma estratégia que pode ser adotada no combate às pragas urbanas, e não a principal. É fundamental manter um ambiente limpo e higienizado, manusear o lixo corretamente e realizar a dedetização respeitando a periodicidade indicada. Porém, atrair pássaros predadores de insetos, também conhecidos como insetívoros, é mais um ponto a favor de um ambiente sem pragas urbanas, desde que respeitadas algumas orientações.

Ofereça água aos pássaros insetívoros

Os pássaros precisam de água para beber e para se banhar. Há diversas opções de bebedouros disponíveis no mercado e também existem produtos prontos e seguros para os pássaros insetívoros, que podem ser tranquilamente misturados à água – inclusive contém vitaminas e minerais. Fontes e taças de jardim são ótimos lugares para os pequenos se banharem – só precisam ser rasas para que não se afoguem.

Mas é fundamental lembrar que essa água precisa ser trocada periodicamente, tanto para a saúde dos pássaros predadores de insetos quanto para não ser um espaço de desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti. Caso contrário, sua estratégia vira do avesso!

Ofereça ninhos artificiais aos pássaros predadores de insetos

Existem vários tipos disponíveis no mercado, a depender da espécie que se deseja atrair. Servem de esconderijo e ninho para os pássaros insetívoros. Também é importante que tenha vegetação e arbustos, pois eles gostam de se esconder entre as plantas.

Ofereça comida aos pássaros predadores de insetos

Frutas picadas variadas e diferentes tipos de alpiste e afins podem ser oferecidos em comedouros apropriados. Com o tempo, os pássaros perceberão que ali é um local onde a comida é oferecida com frequência e passarão a frequentar o seu espaço cada vez mais.

Importante lembrar que a comida deve ser trocada com frequência para não ter o efeito contrário: ser um atrativo das pragas urbanas. Também é fundamental removê-la no período noturno, para não atrair ratos e morcegos.

Cuidado com os predadores dos pássaros

Se você tem gatos, cuidado. Eles são predadores naturais dos pássaros insetívoros e podem acabar causando um estrago. Alguns cachorros também gostam de caçar aves, então acabam furando essa estratégia. Além disso, caso os pássaros percebam algum perigo, não aceitarão a água, comida e alimento que você oferecer, então fique ligado no ambiente.

Seguindo estas dicas, você certamente terá um jardim mais bonito e novos aliados no combate às pragas urbanas! Além disso, observar os pássaros e ouvir o seu canto é sempre bem-vindo para combater o stress do dia a dia. Mas lembre-se: além de ter um efeito mais rápido, fazer a dedetização com uma empresa de confiança é sempre a opção número um no combate às pragas urbanas.

Fontes / Referências:

Beija-flor tem papel importante contra perigos, como o mosquito Aedes – Correio Braziliense

Aves insectívoras: como atraí-las para o seu jardim – Revista Jardins

É indicado ter bebedouro para pássaros em casa? Se sim, posso colocar açúcar na água para atrair as aves? – GZH

Quantidade inacreditável de insetos é consumida por pássaros todos os anos – Ambiente Brasil

Alimentação de aves: como oferecer uma boa nutrição ao meu pássaro selvagem? – Petz