O período chuvoso na região Sudeste (onde fica o nosso querido Rio de Janeiro!) acontece entre os meses de outubro e março. Durante esses meses ocorre cerca de 80% do total anual de chuvas. Também é um período com alta incidência de pragas urbanas e isso não é uma simples coincidência.
Todos querem se proteger da chuva
Se nós buscamos lugares secos e seguros para nos proteger da chuva, com as pragas urbanas não é diferente. Com o alto volume de chuvas do período, seus abrigos e esconderijos acabam sendo alagados (terrenos baldios, valas, caixas de esgoto, bueiros, ralos, dentre outros) e, com isso, elas procuram novos espaços para se esconder e acabam vindo parar em nossas casas.
Porém, ninguém quer receber esses visitantes: ratos, aracnídeos, moscas e mosquitos, baratas, cupins e formigas. Eles trazem consigo uma infinidade de doenças e outros problemas, como danos ao nosso patrimônio. Outro aspecto importante do período é a alta populacional desses insetos e pequenos animais, pois é quando atingem seu ápice reprodutivo.
Portanto, a melhor maneira de mantê-los afastados é se protegendo nesta época de calor e alta precipitação com uma boa desinsetização profissional.
Dedetização em época de chuvas
O tratamento químico profissional é a medida mais eficaz e segura para combater as pragas urbanas, inclusive no período de chuvas. Com ela, você conta com a expertise de profissionais que farão uma análise e varredura do local, observando suas características, para então utilizar os produtos e métodos mais adequados e eficientes, podendo ser utilizados os métodos de pulverização (ou aspersão), polvilhamento ou aplicação de pó químico, gel inseticida (iscas).
Também é levado em consideração se o espaço é aberto ou fechado, se recebe chuva direta e como isso afetará a aplicação dos produtos e sua durabilidade. Desta forma, é possível proteger o seu imóvel interna e externamente, contra pragas urbanas de todos os tipos.
Outras dicas para manter as pragas urbanas afastadas em época de chuvas intensas
- Armazene corretamente os alimentos;
- Não acumule lixo – respeite os dias e horários da coleta;
- Mantenha as lixeiras devidamente higienizadas e em locais secos, sempre que possível;
- Evite o acúmulo de água – verifique pneus, garrafas, vasos e pratos de plantas, dentre outros recipientes que possam acumular água e se tornar criadouro de mosquitos;
- Faça a vedação de vãos e frestas no imóvel – lembre-se de verificar o telhado;
- Mantenha a limpeza do ambiente em dia;
- Evite deixar a ração de seus pets exposta – especialmente no período noturno;
- Mantenha a grama aparada;
- Dê preferência a ralos com dispositivo de segurança – e mantenha-os fechados;
- Realize uma dedetização profissional periodicamente.
Seguindo estas dicas e recomendações, o seu imóvel, seja ele residencial ou comercial, estará preparado e protegido para enfrentar as pragas urbanas neste próximo período de chuvas. Este é um período que nos traz muitas preocupações com alagamentos e manutenções do imóvel. Sendo assim, realize sua dedetização o quanto antes e não tenha mais esta preocupação.
Além disso, prevenir é sempre melhor e mais econômico do que remediar. Entre em contato com uma dedetizadora de qualidade e confiança e faça um orçamento.
Fontes / Referências:
Climatologia do comportamento do período chuvoso da região sudeste do Brasil – Scielo