>

Pragas urbanas e desenhos animados

Já parou para pensar que são inúmeros os desenhos animados que transformaram pragas urbanas em personagens fofinhos e adorados pelo público? Pois é, e não são poucos! Esta é uma combinação bem diferente, pois geralmente são insetos nada queridos por nós, que causam diversos transtornos e disseminam muitas doenças. Então hoje vamos conhecer um pouco mais sobre insetos que ficaram famosos e ganharam as telinhas – e por que não, os nossos corações?

Ratos

Há muitos outros ratos que renderam ótimos personagens nas telinhas: Jerry, o Pequeno Stuart Little, as ratas da Cinderela, Ligeirinho, Pinky e Cérebro, Bernardo e Bianca, Super Mouse e, para os mais antigos, o italiano Topo Gigio. Claro que não poderíamos deixar de mencionar os ratinhos mais famosos do mundo: Mickey e Minnie Mouse.

O exemplo mais antagônico acontece em Ratatouille (2007). No filme, o ratinho Remy tem como sonho se tornar um chef de cozinha e, ao se encontrar dentro de um dos restaurantes mais sofisticados de Paris, decide tornar seu desejo em realidade. Só poderia ser na ficção mesmo, pois já imaginou essa combinação: rato e cozinha? Não é nada higiênica!

Ratos transmitem doenças sérias, como leptospirose, tifo, peste bubônica, Salmonelose e outras. Em propriedades rurais eles são um sério problema, pois ao roerem sacos de comida (grãos, rações etc), acabam depositando urina e fezes, tornando aqueles alimentos impróprios para o consumo.

Baratas

Quem é que não conhece a música da barata?  “A barata diz que tem sete saias de filó, é mentira da barata, ela tem é uma só”. A música ganhou sua versão para as telinhas nos famosos desenhos da série da Galinha Pintadinha, no qual elas têm até uma banda de rock: As Naftalinas. Mas saiba que naftalina apenas espanta insetos e não tem o poder de mata-los – na verdade espanta todos nós, pois o cheiro é horrível!        

Há também o desenho animado frânces “Oggy e as baratas tontas”, que recentemente ganhou uma versão para a Netflix. Oggy é um gato que divide sua casa com Piya, uma elefanta, e três baratas que aprontam muito: Marky, Joey e Dee Dee.

Formigas

Em “FormiguinhaZ” (1998), a formiguinha Z é apenas um operário que tem como sonho roubar o coração da princesa Bala. Para essa missão, convence um amigo soldado a trocar de lugar com ele. Porém, terá que enfrentar o impiedoso General Mandíbula, que planeja uma grande ofensiva contra o formigueiro.

Do mesmo ano, “Vida de inseto” é inspirado na famosa fábula “A cigarra e a formiga” de Esopo. Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita é destruída, os gafanhotos ameaçam atacar a colônia e as formigas são forçadas a pedir a ajuda de outros insetos para enfrentá-los numa batalha.

O Homem-Formiga é um famoso personagem da Marvel, que possui a versão em desenho, mas em 2015 ganhou um filme, interpretado por Paul Rudd. Em 2018, ganhou uma sequência, com “Homem-Formiga e a Vespa”, ou seja, mais um inseto que ganhou vida nas telinhas!

Claro que esses desenhos são muito educativos para as crianças ao retratar como é a vida dentro de um formigueiro, como elas se dividem e trabalham. Mas as formigas são uma das pragas urbanas mais subestimadas quando, na realidade, transmitem muitas doenças: gripes, tuberculose e infecções alimentares, dentre outras.

Abelhas

Assim como no caso das formigas, o mundo das abelhas é muito explorado nos cinemas. Isso é de extrema relevância, principalmente por retratar e educar o público sobre a importância desse inseto para o planeta.

Bee Movie (2007) conta a história de Barry, uma abelhinha que sonha com um emprego na Honex, onde poderá produzir mel. Ele se aventura fora da colméia, onde descobre um mundo até então desconhecido e revoltante: com abelhas produzindo mel para consumo humano em condições bastante questionáveis. É quando conhece Vanessa Bloome, uma humana florista de Manhattan com quem quebra as regras das abelhas e passa a conversar, que também o ajudará nessa missão na justiça.

As abelhas não podem ser exterminadas: precisamos tomar cuidado com elas, mas a espécie é responsável pela polinização de plantas em todo o planeta.

Mas é bom ficar claro que a melhor opção é realmente manter contato com essas pragas urbanas só pelas telinhas mesmo e que na vida real elas não são nada fofinhas, mas sim transmissoras de diversas doenças sérias para o homem e para seus animais de estimação.

Então, mantenha a sua casa, escritório ou comércio protegidos com a ajuda de uma dedetizadora de confiança. Apenas com o auxílio de profissionais treinados e capacitados para tal, você manterá as pragas urbanas afastadas com segurança.

Fontes / Referências:

FormiguinhaZ – Adoro Cinema

Os melhores filmes sobre formigas – Cinema 10

Vida de inseto – Adoro Cinema