>

Larvas no lixo? Saiba o que é isso!

Já aconteceu de você se deparar com um monte de pequenas larvas brancas no seu lixo? Pois é, infelizmente isso significa que tem muitas moscas vindo por aí! Isso porque essas larvas brancas são uma das fases de desenvolvimento da mosca adulta.

Outra situação comum é encontrar o famoso bicho da goiaba. Trata-se da larva da mosca-da-fruta. Você também já deve ter ouvido falar no berne: outra larva de mosca que pode se abrigar e se alimentar da pele se animais e até de humanos.

Então hoje vamos entender melhor o que são essas larvas brancas e como evitá-las.

Moscas passam por processo de metamorfose

A metamorfose é um processo que sempre nos vem à mente quando falamos nas borboletas, por exemplo. Elas passam pela fase de larva, depois se recolhem em um casulo para, posteriormente, se transformarem em uma bela borboleta.

O que poucos sabem é que as moscas passam por este mesmo processo: ovo, larva, pupa e adulto. Depois de acasalar, as fêmeas depositam centenas de ovos em fossas, carcaças de animais e em locais repletos de substâncias orgânicas em decomposição – como o seu lixo, por exemplo! Depois de 24 horas, aproximadamente, nascem as larvas. Elas não gostam de luz e se alimentam de maneira bastante ativa – viu como o seu lixo é um paraíso para elas?

Após um período que varia de cinco a oito dias, as larvas deixam esse local e a sua camada externa da pele endurece, formando um tipo de casca. Este estágio recebe o nome de pupário: é dentro dele que ocorre a metamorfose da mosca para a fase adulta. Neste estágio ela não se alimenta e todo o processo pode durar de quatro a cinco dias, aproximadamente. Quanto maior a temperatura e a umidade, mais rápido todo esse processo acontecerá.

Uma mosca vive, em média entre 25 e 30 dias, dependendo da espécie.

Os perigos das moscas

As moscas, além de trazerem muito incômodo, transmitem inúmeras doenças, especialmente viroses gastrointestinais, que vêm acompanhadas de vômitos e diarreias. Mas elas também são responsáveis por propagar vírus respiratórios (como gripes e resfriados), miíase, doença do sono, loíase, oncocercose, conjuntivite e outras.

Essas larvas são grandes eliminadoras de lixo, o decompondo na natureza. Mas não nas nossas casas! Ter uma lata de lixo repleta de larvas de moscas não é nada positivo! Confira algumas dicas práticas para evitar que isso aconteça:

  • Acondicione o lixo corretamente: em sacos plásticos e em um recipiente com tampa e boa vedação;
  • Mantenha as lixeiras limpas;
  • Não acumule lixo por mais de dois dias;
  • Coloque o lixo para a coleta uma hora antes do caminhão passar;
  • Não jogue lixo a céu aberto, como em terrenos baldios, por exemplo;
  • Guarde bem seus alimentos, em recipientes com tampa;
  • Faça a limpeza e lavagem frequente de áreas e quintais com qualquer tipo de resíduo orgânico – fezes de animais, por exemplo.

Outra dica preciosa para manter as moscas afastadas de sua residência, escritório, comércio ou condomínio é estar com a desinsetização em dia. Este processo, quando realizado por uma empresa profissional de qualidade e confiança, mantém afastados não somente moscas, mas também baratas, formigas e diversas outras pragas urbanas extremamente nocivas para a nossa saúde.

Seguindo essas dicas simples, você estará livre das moscas, sejam adultas ou larvas! E estará mantendo em segurança sua família, funcionários e condôminos.

Fontes / Referências:

6 doenças transmitidas pelas moscas e o que fazer – Tua Saúde

Larvas – Metamorfose é processo característico de muitos animais – UOL Ciências

Moscas – Prefeitura de São Paulo

Moscas são os principais transmissores de viroses no período chuvoso – APRAG