>

Desratização é fundamental para o seu lar ou negócio

Desratização é fundamental para o seu lar ou negócio

Recentemente, muitas notícias saíram na mídia falando sobre a presença de ratos em locais indesejados. E não importa qual seja o local, encontrar um rato sempre pega mal para a sua imagem, seja da sua residência ou do seu negócio – de qualquer ramo.

Ratos viram notícia rapidamente

Na Índia um homem comprou um saco de pão e só depois percebeu que havia um rato dentro. No Reino Unido, uma determinada área está com a infestação de ratos totalmente fora do controle e até fez um casal de idosos “refém” em sua própria casa. Em Curitiba, os animais foram encontrados dentro de unidades de acolhimento de pessoas vulneráveis. E no Paraná, uma turista registrou diversos ratos na orla da praia de Guaratuba, e até a prefeitura teve que se explicar.

Como você pode perceber, ratos estão em absolutamente todos os lugares do mundo e causam transtorno por onde passam. Estes são apenas alguns exemplos, mas há inúmeros, pois esse é o tipo do caso que vira notícia rapidamente e com muita facilidade.

Características dos ratos

Os ratos se reproduzem em grande quantidade e alta velocidade. Para se ter uma ideia, a fêmea reproduz até 10 vezes por ano e tem de 8 a 20 filhotes, que estarão prontos para reprodução em apenas quatro meses. São onívoros, ou seja, comem de tudo, o que facilita muito a sua sobrevivência. Também podem passar por um orifício com ¼ do seu tamanho, o que ajuda muito no quesito abrigo.

Se movimentam mais pela noite e utilizam seus pelos e bigodes para orientação – guardam na memória os caminhos percorridos e quase sempre utilizam o mesmo trajeto. Podem nadar embaixo d’água por até 30 segundos e em água livre por até 800 metros, portanto habitam nossos encanamentos com tranquilidade.

Ao urinar, transmitem leptospirose, tifo, hantavirose, peste bubônica e outras doenças altamente prejudiciais e até fatais para o ser humano.

É possível notar alguns sinais que dão indícios de uma infestação de ratos:

  • Marcas de roeduras em rodapés, madeiras, quinas, fiações, caixas, potes e até em frutas;
  • Manchas e pegadas nos trajetos que eles realizam, pois geralmente fazem sempre o mesmo caminho, por onde levam comida e deixam rastros;
  • Fezes, em formato cilíndrico e de coloração escura;
  • Barulho característico da espécie, especialmente no período noturno;
  • Cheiro decorrente da urina.

Desratização é a melhor solução

Por isso que, no mundo todo, a desratização é a melhor saída para combater a proliferação dos ratos e abrange também ratazanas, ratos de telhado e camundongos. Além da aplicação de iscas altamente atrativas, também é realizado o tamponamento dos túneis, geralmente utilizados pelas ratazanas.

Claro que o primeiro passo será a análise técnica do profissional, que irá identificar qual o tipo de rato do local e, a partir disso, qual será a estratégia utilizada. O trabalho funciona de forma corretiva (eliminando a infestação já instalada) e preventiva (evitando novas infestações).

Uma empresa especializada é fundamental também no quesito segurança. Muitas pessoas optam por “economizar” colocando venenos por conta própria. Porém, esses produtos são altamente perigosos e até fatais! Portanto, não arrisque e conte com o auxílio de profissionais para resolver o seu problema com segurança e qualidade. Além disso, ratos são animais inteligentes e, ao perceber alguma movimentação estranha, podem comprometer a sua estratégia.

Fontes / Referências:

Casa infestada por ratos deixa casal de idosos reféns e repele visitantes – APRAG

Defensoria Pública encontra ratos em unidades de acolhimento de Curitiba – APRAG

Homem compra pacote de pão com rato vivo e achatado dentro – APRAG

Ratos – Fiocruz

Turista flagra ratos andando na areaia da praia de Guaratuba – APRAG