>

O que é sanitizante?

Por conta de todas as precauções que tivemos de começar a adotar em torno do Covid-19, também passamos a ouvir muitas palavras e termos novos em nosso dia a dia. Sanitizante é uma dessas novas palavras. Mas o que isso significa? É o que vamos ver hoje!

O que é sanitização?

Sanitização é o processo de redução de microorganismos nocivos para a nossa saúde a níveis considerados seguros, de forma que isso não nos prejudique nem afete o produto ou superfície em questão. Para isso, deve ser aplicado um produto saneante específico, em uma determinada concentração e por tempo também pré-determinado. Este é um procedimento que já era bastante comum na indústria de alimentos, porém, por conta do combate ao coronavirus, acabou sendo estendido a outros tipos de estabelecimentos, como veículos, transporte público, escritórios, shoppings, estacionamentos, comércios, dentre outros tantos ambientes. Recentemente, inclusive, se tornou lei em todo o Estado do Rio de Janeiro (Lei nº 8839 de 21/05/2020) para auxiliar na contenção da pandemia.

Soluções sanitizantes

Para a limpeza e desinfecção de superfícies, utensílios e objetos, temos disponíveis no mercado diversas soluções sanitizantes, que geralmente devem ser utilizadas após diluição em água e que precisam estar devidamente regulamentadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O órgão regulador divulgou uma lista de produtos saneantes que podem substituir o álcool 70% para a desinfecção de objetos e superfícies durante a pandemia, devido a sua alta procura. São eles:

  • Hipoclorito de sódio a 0.1% (concentração recomendada pela OMS);
  • Alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 0,1%;
  • Dicloroisocianurato de sódio (concentração de 1,000 ppm de cloro ativo);
  • Iodopovidona (1%);
  • Peróxido de hidrogênio 0.5%;
  • Ácido peracético 0,5%;
  • Quaternários de amônio, por exemplo, o Cloreto de Benzalcônio 0.05%;
  • Compostos fenólicos;
  • Desinfetantes de uso geral aprovados pela Anvisa.

Estas substâncias geralmente precisam de 5 a 10 minutos para fazer efeito, portanto, não é recomendada a limpeza logo em seguida à sua aplicação.

Água sanitária e alvejantes comuns devem ser diluídos para desinfetar pisos e outras superfícies:

  • água sanitária: diluir duas colheres e meia (sopa) de água sanitária em 1L de água;
  • alvejante comum: diluir duas colheres (sopa) de alvejante em 1L de água.

Importante deixar a mistura agir com tempo de contato de 10 minutos. Lembre-se de que a solução precisa ser utilizada imediatamente, pois o contato com a luz a desativa e que a mistura pode manchar alguns materiais/superfícies.

Utilize somente produtos regulamentados como sanitizantes

Todos esses produtos devem apresentar em seus rótulos o número de registro na Anvisa ou de notificação. Em caso de dúvidas quanto à procedência do produto, também é possível consultar o banco de dados da Anvisa na Internet. Estes produtos são testados e avaliados seguindo diversos protocolos de segurança, de forma a não colocar a sua saúde em risco.

Muitos produtos e estudos vêm sendo desenvolvidos com o objetivo de encontrar novos saneantes que possam combater o coronavirus. Recentemente, pesquisadores da Unicamp, por exemplo, desenvolveram um spray sanitizante com nanopartículas de prata que pode ajudar a coibir o alastramento do Covid-19. Isso é altamente positivo, pois se trata de uma nova solução que está sendo devidamente desenvolvida e submetida a testagens por cientistas competentes. Afinal, todo novo produto precisa passar por inúmeros testes e validações antes de chegar às prateleiras dos supermercados.

Portanto, tome cuidado com receitas caseiras, saneantes clandestinos (piratas) e dicas compartilhadas sem antes consultar sua procedência. Não utilize produtos que não tenham rótulo, pois é nele que você encontrará todas as informações quanto a sua procedência, forma de utilização, diluição e registro no órgão regulados competente. Além disso, há substâncias que não podem ser misturadas indevidamente, podendo causar reações químicas perigosas. Cuidado, pois você também pode estar colocando sua saúde em risco desta forma!

Fontes / Referências:

Saneantes substituem álcool gel no combate à Covid-19 – Anvisa

Covid 19: só use saneantes regularizados – Anvisa

A Higiene e a Sanitização dos Alimentos – Portal EducaçãoPesquisadores da Unicamp desenvolvem spray sanitizante para coibir infecção do novo coronavírus – Cdbi