>

O que é limpeza terminal?

Em tempos de Covid-19, muitos termos que antes eram conhecidos apenas dos profissionais de saúde acabaram gerando curiosidade na população em geral. A limpeza terminal é um desses casos e hoje vamos falar sobre ela e sua importância.

A limpeza hospitalar é um campo extremamente técnico e rigoroso. Essa higienização e desinfecção traz bem-estar e conforto aos pacientes, familiares e profissionais que ali estão. Mas mais do que isso: ela proporciona segurança, garantindo que os ambientes fiquem livres de contaminações, com superfícies limpas e que não transmitam infecções. Mas para isso há uma série de protocolos e diretrizes que devem ser seguidos à risca, de preferência por profissionais especializados e capacitados para tal.

Diferentes tipos de limpeza hospitalar

Primeiro, é interessante fazermos aqui uma distinção entre os termos higienização e desinfecção. Higienizar se refere ao ato de limpar, remover as sujeiras visíveis aos olhos, enquanto desinfetar se refere a um processo mais complexo que elimina a maioria dos microorganismos que causam doenças (com exceção dos esporos).

Temos três tipos de limpeza dentro do contexto hospitalar:

Limpeza concorrente

Realizada todos os dias enquanto o paciente encontra-se em sua unidade; compreende a remoção do lixo, roupas sujas e outros resíduos.

Limpeza de manutenção

Tem por objetivo a manutenção das outras limpezas realizadas (em seus intervalos). Inclui a retirada de resíduos, reposição de materiais de higiene e manutenção da limpeza das superfícies.

Limpeza terminal

É realizada após a saída do paciente, seja por alta, óbito ou transferência para outra unidade/hospital. É realizada em todas as superfícies horizontais e verticais, como paredes, portas, visores, pisos etc. No piso, especificamente, é ainda mais completa do que a limpeza concorrente, pois deve ser realizada com máquina.

Também compreende a desinfecção do mobiliário da unidade, o que engloba absolutamente todos os equipamentos e materiais que estão próximos ao paciente e possam ser tocados por ele ou pelos profissionais. Para isso, demanda métodos ainda mais eficientes para a remoção das sujeiras.

Para se ter uma ideia, com a Covid-19 a limpeza terminal está sendo realizada em veículos a cada transporte de pacientes com suspeita ou confirmação da doença, nas áreas de isolamento, banheiros após o uso de pacientes com suspeita ou confirmação da doença, no setor de exames, espera etc.

Limpeza terminal com segurança

Antigamente, a limpeza da unidade do paciente era uma atribuição exclusiva da equipe de enfermagem. Porém hoje ela já é realizada pelo time de limpeza e higiene, diretamente ligado ao serviço de hotelaria hospitalar.

Interessante esclarecer que de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não compete ao profissional de limpeza a retirada de materiais ou equipamentos provenientes da assistência ao paciente, como bombas de infusão, equipos, comadre, papagaios dentre outros. Essas tarefas competem à enfermagem, pois sua manipulação errônea pode impactar negativamente o paciente e sua saúde.

Sendo assim, é fundamental que o hospital conte com uma equipe de funcionários de limpeza treinada e capacitada para realizar a Limpeza Terminal de acordo com todas as suas especificidades e rigor necessários. Em tempos de Covid-19, essa prática é fundamental para evitar a contaminação de outros pacientes e também dos profissionais da saúde.

Há um verdadeiro passo a passo para a realização da Limpeza Terminal, que deve ser respeitado, com produtos, técnicas e EPIs (equipamentos de segurança individual) específicos. Apenas profissionais especializados, com proatividade, organização, comprometimento e  também humanidade, respeito e ética, estão realmente preparados para enfrentar essa importante missão, fator chave no combate à disseminação do Covid-19 em nosso país.

Isso sem mencionar que, com a Covid-19, esses profissionais precisaram passar por uma atualização dos protocolos. Empresas de confiança oferecem a seus profissionais treinamentos e atualizações constantes, ainda mais em momentos críticos como este. Portanto, contrate sempre prestadores de serviços experientes e capacitados. Não subestime a importância deste serviço!

Fontes / Referências:

PARECER COREN – BA N⁰ 029/2013 – Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

Limpeza hospitalar – Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo

Manual de higienização e limpeza – Portal Conass