>

Moscas varejeiras: perigo à vista para o seu restaurante

A presença de moscas em um restaurante ou lanchonete é um problema sério. Deixam os clientes desconfortáveis, irritados e desconfiados. Afinal, se tem uma mosca ali, será que o ambiente é realmente limpo? E se for uma mosca varejeira então, problema redobrado! Será que elas contaminaram a minha comida?

Moscas têm hábitos diurnos e, assim como nós, também são atraídas pelos cheiros deliciosos da preparação dos alimentos. Migalhas, restos de alimentos, cascas e resíduos orgânicos são grandes atrativos, assim como lixo aberto e mal acondicionado, chorume, resíduos no ralinho da pia e bancada, farelos na mesa, tábuas de corte de alimentos mal higienizadas. Buffets e alimentos expostos por longos períodos pedem atenção redobrada.

Todo mundo quer comer despreocupado, afinal é um momento de prazer e relaxamento. Por voarem rápido e serem insistentes, as moscas tiram qualquer um do sério. Todas transmitem diversas doenças, mas as varejeiras são conhecidas pelas famosas e temidas bicheiras e por serem atraídas pelo cheiro de carne podre.

Então vamos conhecer um pouco mais sobre a mosca varejeira e como mantê-la longe do seu restaurante!

Tipos de moscas varejeiras

É fácil identificar uma mosca varejeira pela presença dos tons metálicos em seu corpo e por sua característica de voar “parada” no ar. As principais espécies são:

  • Mosca varejeira azul (Calliphora vomitória) ou mosca da carne: mede aproximadamente 11mm e tem como principal característica seu olfato extremamente apurado. Percebe a presença de alimentos a distância, especialmente carnes (se estiverem podres então, é o prato preferido dela!). É muito comum encontra-la em abatedouros, feiras, lixões e próximo a cozinhas.
  • Mosca-berneira (Dermatobia hominis): mede aproximadamente 12mm e possui coloração esverdeada. Transmite a berne, uma infecção parasitária causada por larvas. Os sintomas incluem dor, coceira, sensação de movimento sob a pele e de queimação ou fisgada na região.
  • Mosca oriental da latrina (Chrysomya megacephala): é comumente encontrada em cadáveres logo após a sua morte (daí sua grande importância em estudos forenses por ajudar a determinar a estimativa do intervalo pós-morte). Também é de cor azul-esverdeada metálica.

Além do berne, as moscas varejeiras transmitem ainda uma série de outras doenças: infecções intestinais, gastroenterite e até pneumonia. Segundo estudos da PennState University, nos Estados Unidos, a varejeira pode carregar até 316 tipos de bactérias em seu corpo, que se concentram nas pernas e asas, e se espalham no ambiente pelos movimentos do inseto. Elas não comem nada sólido, então expelem um suco digestivo sobre o alimento, para conseguir sugá-lo.

Até chegar ao seu prato, a mosca já pousou nas mais variadas superfícies: lixo, animais mortos, fezes e em todo tipo de material em decomposição.

Ou seja, nada disso combina com o ambiente de um restaurante limpo e seguro, não é mesmo?

Como manter as moscas varejeiras afastadas?

  • Não deixe ferimentos expostos;
  • Coloque telas nas portas e janelas;
  • Instale cortinas de ar nas portas;
  • Providencie armadilhas luminosas;
  • Seja rigoroso com a limpeza e higienização do ambiente;
  • Redobre a atenção nas estações mais quentes do ano;
  • Mantenha a desinsetização em dia.

Todas estas dicas são muito úteis e importantes no combate à presença de moscas varejeiras, especialmente nos estabelecimentos alimentícios. Mas de todas, a desinsetização é a mais eficiente, sendo, inclusive, exigência da Vigilância Sanitária.

A desinsetização realizada por um profissional, mantém afastadas moscas domésticas, moscas varejeiras e uma série de outras pragas urbanas nocivas ao homem. O procedimento deve ser realizado seguindo uma periodicidade rigorosa e apenas por empresas autorizadas e especializadas. O profissional saberá quais produtos utilizar, em quais espaços e em quantidade adequada – além disso, estabelecimentos alimentícios possuem uma série de cuidados e especificidades que precisam ser respeitados para não infringir a segurança do alimento.

Portanto, para manter o seu restaurante ou lanchonete limpo, higienizado, de acordo com as normas e sem moscas varejeiras, conte com uma prestadora de serviços de desinsetização de confiança.

Fontes / Referências:

Berne (Miíase ou bicheira) – Drauzio Varella

De infecções a pneumonia, estudo mostra que moscas podem transmitir mais doenças do que se imaginava – BBC

Moscas – Fiocruz

Moscas varejeiras carregam alta porcentagem de bactérias que causam doenças em humanos – Agência FAPESP

Tipos de moscas: espécies e características – Perito Animal