>

Escorpião, só no signo! Previna-se com a dedetização

Escorpião é extremamente discreto, tem a habilidade de passar pelos lugares sem deixar rastros. É destemido, praticamente invisível e incapturável. Também é naturalmente desconfiado e envolve as pessoas de maneira silenciosa.

Estas são algumas das características atribuídas às pessoas que são do signo de escorpião. Mas com essa descrição, parece até que estamos falando do animal, não é mesmo? Esse perigoso bichinho é silencioso e se esconde em locais de difícil acesso, o que faz com que a tarefa de captura-lo seja uma verdadeira missão. E, ao se sentir ameaçado, ele ataca! Então, entre um e outro, saiba que escorpião só no signo!

Principais características do escorpião

Escorpiões não são insetos. Assim como todo animal que possui uma glândula de veneno, eles são classificados como animais peçonhentos. São invertebrados, vivem de dois a seis anos e podem chegar a 25cm de comprimento. Alimentam-se de insetos, como baratas, cupins, grilos e moscas. Na falta desses alimentos podem praticar o canibalismo, ou seja, podem se alimentar de outros escorpiões.

Possui hábitos noturnos, então, durante o dia, se esconde embaixo de árvores, entulhos, buracos etc. Dentro das casas é importante verificar dentro dos calçados, principalmente os que não são usados há muito tempo. Com o avanço do desmatamento, o escorpião passou a invadir as cidades, procurando abrigo e alimento.

Seu corpo é igual ao das aranhas, mas divide-se em duas partes: abdome e pós-abdome. É nesta última que fica localizada a glândula de veneno, injetado nas vítimas com o seu famoso aguilhão ao se sentir ameaçado.

Todas as mais de mil espécies de escorpião conhecidas são venenosas, porém, apenas um pequeno número é perigoso para os humanos – já para os insetos, todos são mortais. Sua picada pode gerar uma reação semelhante à ferroada da abelha, bastante dolorosa. Nos casos graves, o veneno tem ação rápida e forte, age sobre o sistema nervoso e pode levar à morte por asfixia – o atendimento precisa ser rápido e deve ser feito com soro antiescorpiônico, que neutraliza o veneno em circulação.

Aqui no Brasil a maior parte dos acidentes envolvem duas espécies. O Tityus serrulatus, conhecido como escorpião amarelo, é o mais venenoso da América do Sul, tem o tronco escuro e as demais partes amarelas. É bastante perigoso para o ser humano. Já o escorpião preto ou marrom (Tityus bahiensis) é de coloração escura/castanha.  

Além das fortes dores causadas pela picada, também podem ocorrer edema pulmonar, alterações no coração, dificuldade para respirar e ataque cardíaco. Idosos e crianças são mais vulneráveis e pedem atenção redobrada.

O que fazer ao encontrar um escorpião em casa

Ao se deparar com esse animal, é muito comum que as pessoas tentem resolver o problema por conta própria. Mas saiba que inseticidas comuns não devem ser utilizados, pois não são eficientes. O melhor a se fazer é chamar uma empresa especializada em pragas urbanas, que saberá o que fazer com qualidade, segurança e eficácia.

Uma empresa de confiança saberá também verificar os locais onde esse animal geralmente se esconde, se há mais escorpiões nos arredores e se há outras pragas urbanas no espaço – lembra que o escorpião se alimenta de outros insetos? Se ele está ali é porque encontrou abrigo e alimento.

Em caso de picada, é fundamental procurar um hospital imediatamente.

Dicas para manter os escorpiões afastados

  • Não acumule entulhos, materiais de construção e afins;
  • Deixe o lixo sempre bem armazenado e tampado;
  • Mantenha os jardins e entornos das árvores limpos – utilize luvas e calçados apropriados ao realizar a limpeza; mantenha a grama aparada;
  • Caso tenha um terreno baldio próximo, cobre o responsável pela manutenção e limpeza periódica;
  • Verifique sapatos antes de calçá-los, especialmente aqueles que não usa há muito tempo; inspecione também casacos e bolsos;
  • Utilize telas em ralos e grelhas;
  • Vede frestas e buracos nas paredes e rodapés.

Fontes / Referências:

Escorpiões – UOL

Escorpionídeos – Fiocruz

O signo de escorpião na astrologia – Astrolink

Picada de escorpião exige tratamento imediato, indica estudo – UOL

Tudo sobre o signo de escorpião – Elle