Os garis são os profissionais responsáveis por manter nossas cidades mais limpas. Você consegue imaginar o caos que nossa vida seria sem eles? Muitas vezes eles não são devidamente valorizados, mas são fundamentais para o bem-estar coletivo e o seu dia é comemorado nacionalmente em 16 de maio. É um trabalho pesado, pois envolve força física, disposição, contato com materiais muitas vezes pesados e insalubres, ou seja, nada fácil!
O termo “gari” vem em homenagem ao empreendedor francês Pedro Aleixo Gary, conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo, nas ruas do Rio de Janeiro, durante a década de 1870. Seus coletores eram conhecidos como “os meninos do Gary” ou “Garys”, e mais tarde a palavra perdeu o “y” e ganhou o “i” no final.
Trabalho dos garis vai muito além da coleta
Caso você esteja se perguntando por qual motivo estamos comemorando o dia desses profissionais, saiba que vai muito além da sua importância para a limpeza das cidades, como mencionamos. Os garis acabam sendo também fundamentais no combate às pragas urbanas, ou seja, na manutenção da nossa saúde e segurança!
Imagine o que seria de todo o lixo que produzimos diariamente se os garis não passassem para retira-lo? Provavelmente nós acabaríamos acumulando muito mais lixo? Ou teríamos que nos locomover até algum ponto para o descarte? É difícil até pensar em como seria essa logística. Mas fato é que estaríamos muito mais expostos à atração de ratos, baratas, moscas e demais vetores de inúmeras doenças.
Lixo atrai pragas urbanas
Os cuidados com o lixo são fundamentais para que não virem atrativos para as pragas urbanas. Um lixo mal acondicionado além de atrair insetos vira um meio ideal para a sua multiplicação. Então veja algumas dicas sobre como manusear o seu lixo corretamente:
- Dê preferência para lixeiras com acionamento em pedal, assim evita que você contamine as mãos sempre que jogar algo fora;
- Prefira lixeiras feitas de materiais de fácil higienização;
- Faça a limpeza periódica das lixeiras;
- Separe orgânicos de reciclados;
- Para a retirada do lixo, use sacos resistentes e feche-os bem. Devem ser estocados em local externo e apropriado para tal, que igualmente deve ser limpo com frequência;
- Caso as lixeiras estejam sempre muito cheias, reavalie o tamanho das mesmas ou a periodicidade de retirada dos dejetos;
- Mantenha as lixeiras sempre bem tampadas;
- Sempre lave as mãos após ter contato com a lixeira, o lixo ou resíduos;
- Coloque o lixo para a coleta apenas uma hora antes do caminhão passar;
- Evite deixar o lixo muito pesado, caso necessário, divida em partes menores;
- Sempre embale e sinalize quando houver objetos cortantes como vidros quebrados, por exemplo. Essa atitude é fundamental para a segurança dos garis!
Além do correto manusear do lixo, outro importante ponto que ajuda no combate às pragas urbanas é manter a dedetização em dia, com uma prestadora de serviços do ramo. Afinal, mantê-las afastadas dos nossos ambientes é um trabalho de muitas facetas e, quanto mais setores envolvidos, mais eficaz e perene será!
Então fica aqui o nosso respeito e o nosso parabéns aos profissionais garis de todo o Brasil!
Fontes / Referências:
Manuseio do lixo e controle de vetores e pragas – ANVISA
Sobre gari, carrasco e baderna [relações semânticas] – Português no Ponto