Geralmente associamos insetos e ratos a locais cheios de lixo, entulho, que não são cuidados, ou a espaços como terrenos baldios, lugares com água parada, córregos. Os insetos e outras pragas urbanas com certeza são atraídos com muito mais facilidade para locais que não prezam pela higiene, sujos e desorganizados. Mas isso não quer dizer que eles não possam aparecer em locais limpos.
Hoje vamos desconstruir esse mito de que insetos e outras pragas urbanas só aparecem em locais sujos! Afinal, precisamos, sim, da limpeza, mas também de alguns outros elementos para deixá-los bem longe.
O que atrai os insetos e outras pragas urbanas?
Os chamados 4As que atraem as pragas urbanas são:
- Acesso: basta uma pequena brecha para que insetos e outras pragas urbanas entrem no seu ambiente. Uma fresta no telhado, aquele espaço embaixo das portas, uma caixa d’água mal tampada. Apenas alguns poucos milímetros e já são o suficiente!
- Abrigo: uma vez que eles tenham encontrado uma porta de entrada, vão procurar por um lugar para se instalar. Se você tem entulho, restos de obra, muitos objetos acumulados e mal organizados, estará oferecendo um hotel para essas pequenas criaturas se alojarem e reproduzirem.
- Alimento: restos de alimentos mal armazenados, lixo destampado, ração de animais acessível e até mesmo louça suja acumulada na pia são alguns exemplos de como a comida pode estar disponível e ser um atrativo para insetos e outras pragas urbanas.
- Água: insetos e outras pragas urbanas também precisam de água para sobreviver e até para se proliferar – caso do mosquito Aedes Aegypti, por exemplo.
Ou seja, por mais que você esteja sempre em dia com a higiene do seu espaço, basta uma bobeada para avistar esses visitantes indesejados. Esqueceu o lixo aberto? Rapidamente poderá dar de cara com uma mosca. Deixou o ralo destampado? Uma barata pode subir pelo encanamento. Esqueceu de retirar a ração dos seus animais de estimação à noite? Um rato pode entender isso como um convite para o jantar!
Esses visitantes também podem estar de passagem, vindo dos arredores. Um vizinho descuidado ou um terreno baldio, por exemplo, podem ser uma grande dor de cabeça para você.
Dedetização é a melhor aliada contra insetos e outras pragas urbanas
Por isso que a batalha contra insetos e outras pragas urbanas não nos dá trégua e não podemos baixar a guarda. E o procedimento que mais nos ajuda nesse desafio é a desinsetização. Aliada à uma boa limpeza, é tiro e queda para um ambiente limpo e seguro contra esses animais indesejáveis.
Uma boa ideia é falar com seus vizinhos e realizar o procedimento em conjunto. Assim, além de poder obter um bom desconto, você ainda mantém uma área maior protegida contra esses invasores e todo o mal que eles nos causam: doenças e prejuízos financeiros.
Também é importante mencionar que a dedetização, como é popularmente conhecida, não serve apenas para quando há uma infestação. Ela tem um caráter preventivo, então, mesmo que você não esteja vendo uma mosca, barata, traça ou rato por aí, é importante realizá-la, para que esses insetos e pequenos animais continuem bem longe do seu ambiente!
Nessa missão, uma dedetizadora de qualidade e confiança pode te ajudar! Entre em contato e peça um orçamento – além de tudo, você perceberá que manter o seu patrimônio protegido não é tão caro quanto você imagina.
Fontes / Referências:
Conheça os quatro “As” para afastar pragas urbanas – Prefeitura SP