>

Você sabe como é feita a remoção de morcegos?

Os morcegos são animais envoltos em muitas fantasias e histórias. Não é à toa: são criaturas muito interessantes; os únicos mamíferos voadores, que inclusive podem ser encontrados em praticamente todas as regiões do planeta Terra, exceto nos polos.

De hábitos noturnos, o morcego sai para caçar durante o amanhecer, anoitecer ou à noite. Para se orientar, ele utiliza a ecolocalização: o morcego emite sons em frequências muito altas, incapazes de serem ouvidas pelo homem, que ao baterem em algum obstáculo, voltam para o animal em forma de eco. Desta forma, ele identifica a que distância está esse obstáculo.

Os morcegos são animais silvestres protegidos pela Lei de Crimes Ambientais 9605/98 e pela Lei 5197/67, portanto, não podem ser exterminados. O que poucos sabem é o quanto os morcegos são benéficos para o ser humano. Muito se gasta e fala sobre essa figura de forma assustadora, porém, é um animal muito importante para nossa vida aqui no planeta.

Os morcegos frugívoros se alimentam somente de frutas e ajudam a espalhar sementes, contribuindo para o reflorestamento – podem espalhar mais de 500 sementes em uma única noite. O morcego insetívoro se alimenta de insetos, ou seja, ajuda no controle de diversas pragas urbanas, especialmente nas lavouras – pode ingerir mais de 200 insetos em poucos minutos. Já os morcegos onívoros, se alimentam, dentre outras coisas, do pólen e do néctar das flores, então ajudam na polinização de diversas espécies. Mas sim, existe o morcego-vampiro, que se alimenta do sangue de vertebrados, como o gado e outros mamíferos.

O que fazer ao encontrar um morcego?

A regra é: nunca encoste no animal. Mesmo se tratando de uma espécie que não ataca humanos e não é agressiva, ele pode morder ao ser capturado, transmitindo doenças como a Raiva e a Histoplasmose. As fezes do animal também podem transmitir doenças. Nem todos os morcegos estão contaminados, mas você não deve correr esse risco!

Caso um morcego entre em sua residência, ele provavelmente ficará atordoado de início, mas se alojará em algum canto. A única atitude que você precisa tomar é manter as janelas abertas para que ele saia sozinho. Ao encontrar um animal morto, ligue para a Secretaria de Saúde ou Centro de Zoonoses de sua cidade.

Como funciona a remoção de morcegos?

Caso o seu inquilino não saia ou caso você encontre morcegos alojados no forro da sua residência, por exemplo, o ideal é chamar uma empresa de dedetização que fará a correta remoção dos animais. Eles irão retirar os animais cuidadosamente um a um, utilizando equipamentos de segurança adequados. Lembre-se, eles são protegidos por leis ambientais, portanto, não é permitida a utilização de venenos! Os animais são realmente removidos, com cuidado e segurança.

Também pode ser realizada uma estratégia de vedar a entrada e saída do local para observar o comportamento dos animais ou após a sua saída, impedindo que retorne. Em seguida, é observado se permaneceram animais no espaço, em caso positivo, o local é aberto novamente para que saiam. Após a certeza de que não há mais animais no local, o acesso pode ser fechado definitivamente.

Em seguida é necessária a realização de uma limpeza, para remoção de fezes, urina e parasitas que poderiam estar nos morcegos. Por fim, é importante a instalação de uma barreira física, como uma tela, para evitar que os morcegos voltem a se abrigar naquele local. Também podem ser instalados holofotes, já que esses animais não gostam de luzes fortes.

Então, não se preocupe: tenha em mãos o contato de uma desinsetizadora de confiança e, ao avistar morcegos, solicite uma visita profissional para a correta remoção desses animais – com segurança para eles e para nós!

Dicas com relação aos morcegos:

  • Nunca toque um morcego, vivo ou morto;
  • Instale telas nas portas e janelas;
  • Elimine possíveis abrigos: vede frestas nos forros e telhados, pode as árvores, retire bebedouros e comedouros de pássaros no período noturno;
  • Contrate empresa especializada para realizar limpeza de forro;
  • Vacine seus cães e gatos contra raiva anualmente;
  • Caso tenha um ou mais morcegos em sua residência, chame uma dedetizadora de confiança.

Fontes / Referências:

O que fazer se um morcego entrar em casa – Gaúcha ZH

Morcegos – Escola Kids UOL

Prefeitura orienta sobre cuidados para o caso de contato ou identificação de Morcegos – Prefeitura Municipal de Cerquilho

Lei de proteção e controle de morcegos do Brasil – Pensamento Verde

O que fazer ao encontrar um morcego?; confira as dicas da Zoonoses de Santos – Prefeitura de Santos