>

Sua escola ou faculdade está preparada para a volta às aulas?

Chegou o mês de agosto e, com ele, a volta às aulas. Momento muito aguardado pelos pais e geralmente nem tanto assim pelos alunos! Piadas à parte, este retorno às aulas especificamente é um tanto peculiar, pois é marcado pela volta cada vez maior das atividades presenciais ou híbridas, devido ao avanço da vacinação e queda da transmissão do coronavírus.

Sendo assim, para os gestores das escolas, creches, faculdades, universidades e demais ambientes de ensino, é hora de mostrar que a lição de casa foi feita e que o espaço está seguro para receber todos em termos de controle de pragas, sanitização e limpeza de caixas d’água.

O momento das férias é o ideal para realizar estes procedimentos, devido ao menor número de pessoas circulando. Mas caso estes itens estejam em aberto no seu check list de facilities, saiba que ainda dá tempo de mostrar profissionalismo e receber os seus alunos, professores e funcionários com saúde e segurança.

Então vamos ver quais os principais pontos de atenção para os gestores de facilities de instituições escolares, quando o assunto é saúde:

Sanitização no ambiente escolar

Como o ambiente de ensino é geralmente frequentado por um grande número de pessoas diariamente, a sanitização é um dos primeiros itens a serem observados. Com a pandemia de Covid-19, o procedimento se tornou obrigatório em todo o Estado do Rio de Janeiro para qualquer local fechado e/ou de acesso coletivo, sejam eles públicos ou privados, com a Lei nº 8839, de 21 de maio de 2020.

A partir da aplicação de produtos desinfetantes e sanitizantes, a sanitização reduz os riscos de transmissão do covid-19 ao eliminar micro-organismos transmissores desta e de muitas outras doenças, como vírus, bactérias e demais agentes patógenos. Sendo assim, além de ser um item previsto em legislação, é de baixo custo e alto benefício para todos – e deve ser utilizado em conjunto com outras medidas de segurança, como o incentivo à higienização das mãos, limpeza do ambiente, uso de máscaras e distanciamento social quando for o caso.

Desinsetização em escolas e faculdades

Quando realizada de forma profissional e de acordo com a periodicidade pré-estabelecida, a desinsetização (popularmente chamada de dedetização) elimina vários problemas com uma única ação, como baratas, formigas, moscas, pernilongos, pulgas, carrapatos, mosquitos, aranhas e escorpiões. Deve ser realizada de acordo com as técnicas adequadas e mediante o uso de equipamentos e produtos específicos, de uso estritamente profissional.

Também é interessante já verificar com a empresa a necessidade de procedimentos de desratização e descupinização, para manter ratos e cupins igualmente afastados do ambiente escolar.

Importante mencionar que a prestadora de serviços que realiza estes serviços também pode ser chamada para realizar a remoção de pombos, morcegos e abelhas, que devem ser devidamente retirados do ambiente e não exterminados, conforme previsto em lei.

Todos estes insetos e pequenos animais mencionados acima são vetores de uma infinidade de doenças extremamente prejudiciais ao ser humano – muitas delas até fatais. Portanto, devem estar longe do ambiente escolar, seja em espaços internos ou externos – todos os locais devem receber a aplicação dos produtos.

Além da desinsetização, é igualmente importante que as instituições de ensino mantenham a limpeza e higienização dos espaços em dia e que façam uma correta armazenagem e destinação do lixo.

Limpeza dos reservatórios de água das escolas e faculdades

A água é muito utilizada no ambiente escolar, seja para limpeza, consumo, preparação de refeições etc. Sendo assim, é fundamental que as caixas e reservatórios de água estejam limpos para receber a água que vem da rua.

Um reservatório sujo ou contaminado pode transmitir diversas doenças, como giardíase, hepatite, cólera e outras gastroenterites infecciosas. E caso esteja mal tampado também pode ser um local de proliferação do mosquito da dengue.

As caixas d’água devem ser higienizadas profissionalmente pelo menos uma vez a cada seis meses.

Com estas medidas, seu ambiente escolar estará seguro para receber o corpo docente e discente na volta às aulas! E caso ainda não tenha realizado estes serviços, conte com a sua prestadora de serviços de confiança para ajudá-lo a estabelecer um cronograma seguro e preventivo!