>

Dedetizar ou detetizar? Você sabe qual é a grafia certa?

Se fôssemos descrever a língua portuguesa, definitivamente o adjetivo “simples” não se encaixaria. Esse é um idioma com muitas peculiaridades, para cada regra existe uma exceção, que é capaz de deixar até os experts em língua portuguesa vulneráveis a um deslize de concordância ou gramática.

É claro que escrever é muito mais difícil do que falar e mesmo que você tenha sido o aluno mais dedicado da turma, pode cair em alguma armadilha que muitas vezes nossa língua nos prega. Para piorar, algumas palavras parecem nos confundir facilmente, principalmente quando a forma errada de escrita é mais convincente que a correta. Ou pior ainda, se o som da palavra equivocada for mais certeiro, a confusão está instalada.

Prova disso é uma palavra que, embora seja comum a todos, muita gente fala e escreve errado: detetizar, quando a grafia correta é dedetizar. Essa palavra significa o ato de exterminar pragas urbanas usando produtos químicos. Existem muitos produtos no mercado que são utilizados no processo, com diferentes nomes e marcas, mas no fim a maioria tem o mesmo objetivo.

E as curiosidades em torno desse vocabulário não param por aí. A palavra dedetização, consagrada pelo uso, faz referência ao DDT (Dicloro Difenil Tricloretano. Contudo, este inseticida, largamente utilizado na década de 60, foi retirado do mercado devido ao alto teor de tóxicos e persistência no ambiente. De lá para cá, a palavra desinsetização vem sendo utilizada como forma oficial – embora não seja necessariamente a mais usada – para nomear a prática de controle de vetores e pragas urbanas.

Também é possível usar outras palavras para casos específicos. Esse é o caso de desratização, para o controle da infestação de ratos; e desbaratização para o combate de baratas.

Campo de atuação da dedetização

Agora que você já sabe a escrita correta e o significado da palavra dedetização, precisa conhecer um pouco mais sobre esse trabalho e a importância desse serviço para a sua casa, empresa ou condomínio. 

A desinsetização tem como principal missão garantir que o ambiente e produtos consumidos como alimentos, vestuário, higiene pessoal etc. estejam livres de qualquer contaminação causadas por ratos, formigas, baratas, cupins, pulgas, carrapatos, escorpiões, entre outros animas.

Para cada praga existe um método de combate específico, pois controlar a disseminação desses animais não é uma tarefa simples. E é por isso que a desinsetização deve ser realizada de maneira preventiva, ou seja, antes que as pragas surjam e se proliferem para os demais ambientes. Também é essencial que o procedimento seja realizado por uma empresa que disponibilize uma equipe de profissionais qualificada e treinada para utilizar as técnicas apropriadas para cada situação, bem como seja autorizada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para atuar nesse segmento.

São milhares as empresas de controle de pragas disponíveis no mercado e os benefícios da contratação terceirizada são muitos, tanto para serviços particulares, quanto para empresas e condomínios que podem firmar parceria com uma empresa. Um contrato semestral, por exemplo, garante à empresa e/ou condomínio a manutenção periódica dos ambientes e uma economia significativa de recursos.

Fontes / Referências

Dedetizar ou detetizar? – Brasil Escola