>

Como acabar com as baratas de uma vez por todas?

Elas causam nojo e repulsa na maioria das pessoas e, para piorar são presença comum em lugares úmidos e quentes. Sim, estamos falando de baratas. Um inseto que, além de horrendo, oferece riscos à saúde humana por carregar em seu corpo micro-organismos que produzem doenças infecciosas. Em um país tropical como o Brasil, a presença desses insetos acaba sendo um problema a maior parte do ano e, com a proximidade de períodos quentes, é importante estar atento às maneiras de eliminar essa intrusa de forma eficiente e segura.

Características das baratas

Como transitam por áreas muito sujas como lixo e esgoto, as baratas carregam bactérias, fungos, vírus e vermes, todos capazes de causar doenças graves, como lepra, pneumonia, conjuntivite, hepatite A, diarreia, tuberculose e poliomielite. A contaminação acontece, principalmente, quando as baratas passam sobre os alimentos e objetos, descarregando os micro-organismos. Elas também podem entrar em um aparelho eletrônico e causar danos irreversíveis e até estragar tecidos.

Embora não seja difícil se deparar com uma barata – fique atento, pois a presença frequente durante o dia pode ser sinal de infestação –, trata-se de um inseto de hábitos noturnos que costuma buscar comida nesse período. Elas são atraídas por gordura, além de consumirem alimentos de origem animal e vegetal.

Normalmente, as baratas ficam escondidas em esgotos, frestas de muros, tubulações e ralos. Mas também podem procurar abrigo dentro de ambientes fechados, como armários, gavetas, embaixo da pia e despensas – em especial, se esses lugares tiverem caixas de papelão e objetos guardados há muito tempo.

Elas são capazes de passar por qualquer fresta e procriar com facilidade, uma vez que tenham acesso à área interna. A reprodução acontece de maneira rápida: dependendo da espécie, atinge a fase adulta em até 60 dias. Por isso, o processo de combate a esses temidos insetos deve ser bastante eficiente. 

Mas como eliminar essa praga?

Com tantas facilidades para se estabelecerem, parece difícil exterminá-las. Muitas pessoas apelam para aquelas receitinhas caseiras de folha de louro, alecrim, eucalipto etc. No entanto, sabemos que métodos caseiros são tão eficientes quanto gritar e dar chineladas em falso na direção do inseto. O problema pode ser muito mais complexo do que se imagina e requer desinsetização profissional.

Por conhecer a biologia do inseto, seus hábitos e locais de preferência de ninho, um técnico especializado pode realizar o controle de baratas de maneira mais assertiva e utilizando protocolos mais eficazes para eliminar a infestação no ambiente.

Os principais métodos utilizados na desinsetização de baratas são a pulverização em locais estratégicos com inseticida líquido. A técnica possui ação ativa e prolongada e não oferece riscos às pessoas e animais. Os inseticidas em gel também são bastante utilizados e indicados para residências, restaurantes e hospitais. É um método eficiente, pois penetra em ralos e buracos e suporta temperaturas elevadas.

Já o aerossol é um procedimento com alto poder de penetração e utilizado principalmente em frestas e fendas, já que apenas o inseticida líquido e/ou gel não são suficientes. A técnica de polvilhamento também é adotada para frestas, fendas e locais muito úmidos. Dependendo da situação, podem ser utilizadas iscas e armadilhas adesivas para o combate às baratas.

Para cada cenário e ambiente existe uma técnica adequada para eliminar esses insetos indesejados e, por isso é tão importante contar com o apoio de profissionais especializados no assunto.

Recomendações preventivas

A recomendação é que a desinsetização preventiva aconteça a cada três meses. Enquanto isso, existem algumas ações que devem ser adotadas no dia a dia, e em qualquer tipo de ambiente, para prevenir o aparecimento de baratas:

  • Vedar frestas, buracos e fendas;
  • Manter alimentos guardados em recipientes fechados;
  • Deixar o lixo fechado;
  • Evitar deixar restos de comida em cima da pia;
  • Manter os ambientes ventilados;
  • Manter armários fechados e limpos;
  • Se necessário, colocar telas na janela;
  • Manter os ralos tampados;
  • Manter pisos, coifas, fogões e outros equipamentos desengordurados.

Essas ações são fundamentais para evitar a presença e disseminação das baratas. Após tomar todos esses cuidados, seu ambiente não será mais atrativo para elas.

Fontes / Referências:

Sobre as pragas urbanas – APRAG

Temperaturas altas do verão favorecem a proliferação de baratas – APRAG