A dedetização é um procedimento sempre lembrado de acordo com alguns momentos do ano: verão, época de chuvas e na primavera, são alguns exemplos. Além de, claro, quando nos deparamos com uma infestação. De fato, realizá-la nessas ocasiões é fundamental. Porém, se não for seguida a periodicidade recomendada pelos técnicos, o trabalho e proteção acabam tendo prazos de validade mais curtos.
Em uma cidade como o Rio de Janeiro, litorânea, com alta visitação de turistas e na qual faz calor a maior parte dos meses, a dedetização precisa ser realizada o ano todo, independente da época. Isso vale tanto para ambientes residenciais quanto comerciais e escritórios.
Controle de pragas deve ser realizado periodicamente
O controle de pragas é um monitoramento contínuo realizado por profissionais especializados no assunto. Desta forma, a empresa responsável pela dedetização do local, estará naquele ambiente de tempos em tempos, resguardando-o de novas invasões e infestações, aplicando os produtos necessários e também alertando sobre possíveis brechas e portas de entrada das pragas urbanas.
A periodicidade e tipo de dedetização é definida pelos técnicos levando em consideração alguns fatores, como:
- Tipo de estabelecimento (residencial, comercial, alimentício, se presta serviços relacionados à saúde etc);
- Fluxo de pessoas no local;
- Presença de animais de estimação;
- Entorno do local (se nas proximidades há vegetação, terrenos baldios, praia, córregos, rios etc);
- Clima;
- Limpeza e higiene do local.
Estes são apenas alguns itens, mas podem existir diversos outros. Há muitas interferências que podem ajudar ou atrapalhar a entrada das pragas urbanas em um ambiente, mas todas devem ser analisadas.
Sendo assim, essa periodicidade deve ser seguida à risca e incorporada ao calendário de manutenções do local em questão. Desta forma, é possível passar o ano inteiro despreocupado com relação às pragas urbanas e às inúmeras doenças e prejuízos causados por elas.
É importante lembrar que, no caso de alguns negócios específicos – área de saúde e alimentação, por exemplo – há normas específicas que regulamentam a periodicidade da dedetização. Fugir dessas normas acarreta multas e ainda põe em risco o próprio negócio, que pode ser, inclusive, fechado pela vigilância sanitária.
Como escolher uma dedetizadora no RJ
Com tudo isso em questão, não é tarefa fácil achar uma dedetizadora no Rio de Janeiro. De fato, a prestadora de serviços precisa conhecer as peculiaridades da região, para atuar de forma mais eficiente e de acordo com essas problemáticas.
Além disso, é necessário escolher uma dedetizadora que seja de confiança e que tenha uma lista de clientes de peso, portanto é importante pedir referências e pesquisar sua idoneidade.
Outro ponto fundamental de ser verificado nessa busca são as certificações necessárias para atuação na área. Como estamos falando do Rio de Janeiro, é importante verificar se a dedetizadora possui certificação do CRQ-3 (Conselho Regional de Química – Terceira Região Rio de Janeiro) e do INEA (Instituto Estadual do Ambiente).
Com estas dicas e recomendações – e, é claro, seguindo o cronograma indicado pela sua dedetizadora de confiança – sua residência, condomínio, escritório ou estabelecimento estará protegido durante o ano todo das pragas urbanas no Rio de Janeiro.