>

Incidência de pragas urbanas aumenta no verão, fique de olho!

Neste ano de 2023, o verão começa no dia 22 de dezembro. É um mês bastante festivo, com as comemorações de Natal, Ano Novo e confraternizações diversas, o aumento das temperaturas propicia viagens e passeios. O sol nos dá ânimo e mais disposição. Porém, nem tudo são flores. Com o verão, também aumenta a incidência das pragas urbanas.

Moscas, pernilongos, aranhas, baratas, ratos, formigas, cupins, carrapatos e escorpiões têm o seu período de reprodução intensificado no verão. Portanto, nesta época, todo cuidado é pouco! Mas saiba que mesmo com esse aumento das temperaturas, é possível tomar outras providências para frear o desenvolvimento dessas pragas.

O efeito do calor para as pragas urbanas

Não se engane: as pragas urbanas se reproduzem o ano todo, não se trata de uma especificidade do verão. Porém, as temperaturas mais altas vêm acompanhadas de uma maior disponibilidade de Água e Alimento, dois dos quatro As necessários (sendo os outros dois Acesso e Abrigo). Sendo assim, no verão tudo é mais propício para o desenvolvimento e reprodução desses insetos e pequenos animais.

Então, quanto menos “As” oferecermos, mais manteremos as pragas urbanas longe de nós. Mas como fazer isso?

  • Tampe ou vede frestas e buracos na estrutura do imóvel;
  • Dê atenção especial a frestas e brechas no telhado;
  • Coloque telas nas portas, janelas e ralos;
  • Armazene o lixo corretamente;
  • Mantenha as lixeiras sempre higienizadas e devidamente tampadas;
  • Não coloque o lixo para a coleta com muita antecedência – e cuidado para não esquecer dos dias e horários também! Dessa forma você evita o acúmulo de lixo;
  • Organize a bagunça: aproveite a época de final de ano e livre-se de tralhas, restos de obra, papeladas e outros objetos que acumulamos sem necessidade;
  • Fique atento a locais de acúmulo de água: calhas, latas, pneus, garrafas e outros recipientes;
  • Armazene corretamente a comida e cuidado com o descarte dos restos;
  • Não acumule louça suja na pia, pois é um atrativo;
  • Mantenha os ambientes sempre limpos;
  • Realize a limpeza da caixa d’água e mantenha-a bem fechada;
  • Realize a desinsetização profissional periodicamente.

Desinsetização é fundamental no verão

Todos esses pontos são de alta importância e auxiliam no combate às pragas urbanas. Eles são essenciais e devem ser aliados à contratação de uma dedetizadora profissional. Este é o ponto número um em eficiência nessa missão.

Os profissionais de desinsetização têm conhecimento e expertise para identificar os melhores pontos de aplicação de produtos. Além disso, eles têm licença para utilizar produtos específicos, de uso restrito, que são realmente eficazes. Substâncias vendidas em supermercados e comércios do tipo não são eficientes e farão apenas com que você gaste tempo, dinheiro e fique frustrado.

Por conta de todo este cenário, a procura por serviços de dedetização aumenta muito no verão. E o fato de ser um mês com muitos feriados, pode acabar impactando as agendas das prestadoras de serviço. Afinal, ninguém quer passar as festas com esses visitantes indedejados, não é mesmo? Então, não perca tempo e agende a sua dedetização hoje mesmo. Proteja sua família, funcionários, clientes e seu patrimônio e passe o verão protegido e despreocupado!

Fontes / Referências:

Saiba como evitar pragas urbanas durante o verão – Governo de SP

Verão aumenta a incidência de pragas urbanas – Bayer