>

Saiba quais pragas urbanas causam problemas nos imóveis

Os problemas causados pelas pragas urbanas são inúmeros. Podem provocar alergias, doenças dos mais variados tipos, inclusive algumas bastante sérias, que podem até levar a óbito. Mas além de danos à nossa saúde, elas também trazem outro tipo de prejuízo, causando avarias em nossos imóveis e muitos prejuízos financeiros.

Cupins são os maiores destruidores dos imóveis

Quem encabeça essa lista é o cupim, a praga urbana com maior potencial de destruição. Eles podem causar o comprometimento da estrutura inteira de um imóvel e até derrubar forros e telhados. Fragilizam e derrubam árvores e podem acabar com jardins.

Móveis de madeira são outro grande atrativo, por isso o ideal é que seja, sempre que possível, de madeira tratada e pintada. Quando menos se espera, um móvel inteiro pode estar comprometido. Fique de olho se há rastros de pó próximos ao móvel, eles são um eficiente indicador da presença desse inseto.

Outro perigo menos conhecido é ocasionar um incêndio. Isso porque os cupins também entram nas fiações e conduítes, o que pode gerar um curto-circuito.

Como os cupins se alimentam de celulose, também podem danificar pinturas e consumir bibliotecas inteiras, além de documentos e fotografias.

Os cupins não transmitem doenças, mas deu para perceber que os prejuízos a bens materiais são de grandes proporções. Por isso, é fundamental manter a descupinização em dia. Ela é o único método realmente eficaz de prevenção e combate a infestações de cupins de todos os tipos. E, acredite: manter a sua descupinização em dia é muito mais econômico do que arcar com os danos causados por esses pequenos invasores.

Outras pragas urbanas também causam prejuízos

Formigas, moscas, baratas, aranhas, ratos e escorpiões igualmente causam prejuízos aos imóveis. Formigas constroem ninhos e também estragam alvenaria e a parte elétrica, além de se instalar dentro de aparelhos eletrônicos. Ratos deixam fezes e urina por onde passam, o que é altamente corrosivo, e ainda roem e arranham os mais variados materiais, incluindo fiações.

Além disso, todas as pragas urbanas causam uma péssima impressão, trazem sujidades e contaminam tudo o que tocam. Dependendo do nível de infestação podem contaminar e inutilizar estoques inteiros de alimentos e produtos para consumo e higiene. Se vistos em um estabelecimento comercial ou escritório podem afugentar os clientes rapidamente, sujando sua imagem e causando ainda mais prejuízos.

Dedetização profissional é a melhor solução

Muitas pessoas pensam que é melhor economizar e só chamar uma dedetizadora no caso de uma grande infestação. Enquanto isso vão “dando um jeitinho”, com um inseticida de supermercado aqui e uma receitinha da internet ali. Porém, não percebem que com isso acabam apenas postergando o problema, enquanto as pragas urbanas se instalam e procriam ainda mais.

Além disso, geralmente as pessoas não contabilizam os gastos com produtos que são apenas dinheiro jogado fora, pois não eliminam as pragas urbanas ou eliminam apenas aquelas que estão visíveis. Os produtos vendidos em supermercados, de livre acesso ao público, não possuem efeito residual e não chegam até as colônias. E as receitas e soluções mágicas da internet são ainda piores, pois não possuem comprovação alguma.

A dedetização profissional é o melhor, mais rápido e mais eficiente caminho para se livrar das pragas urbanas, no caso de uma infestação já instalada, ou para se prevenir delas. Portanto, não perca mais tempo nem dinheiro e não coloque em risco a sua saúde ou patrimônio: chame uma dedetizadora de qualidade e confiança hoje mesmo.

Fontes / Referências:

Formigas em excesso geram riscos à saúde e prejuízos – O Tempo