Quando o assunto é dedetização, crianças e animais de estimação, muito se fala sobre os perigos da prática perante esses dois grupos que, sim, são mais vulneráveis à ação dos produtos químicos. Porém, pouco se fala sobre o quanto a dedetização é importante para a saúde dos nossos pequenos e dos nossos pets. Então hoje vamos desmistificar esses temas!
Dedetização é saúde para todos da casa
A dedetização ou desinsetização elimina de nossas residências as temidas pragas urbanas. Ratos, baratas, moscas, formigas, escorpiões e outros insetos representam um grande perigo para o ser humano, pois são transmissores de inúmeras doenças, muitas delas fatais. Sendo assim, ao remover essas ameaças do ambiente, nossas crianças, idosos e pets ficam mais seguros, pois são mais suscetíveis a picadas e aos “rastros” deixados por esses visitantes indesejados.
Por exemplo, uma infestação de formigas na despensa ou na cozinha pode trazer contaminação para os alimentos. Elas parecem inofensivas, mas já parou para pensar que as formigas transitam pelos mais variados lugares? Nisso, acabam carregando consigo uma série de micro-organismos nocivos, que podem nos transmitir gripes, infecções intestinais, diarreias, verminoses e até lepra e tuberculose, apenas para citar alguns exemplos. O mesmo se dá no caso de baratas e moscas.
Ratos podem ser atraídos por restos de comida, lixo mal acondicionado e até pela ração e água dos pets. Lembrando que o contato com a sua urina transmite a leptospirose, não apenas para nós humanos, mas para nossos amiguinhos de quatro patas também!
Outro exemplo é que a desinsetização elimina as pulgas e carrapatos do ambiente, tão incômodas para nossos gatos e cachorros – e também para os humanos! Quando ela é realizada em conjunto com medidas de aplicação nos pets (recomendadas pelos veterinários, é claro), aumentam muito a taxa de proteção. Você sabia que apenas 5% das pulgas ficam nos animais e os outros 95% no ambiente? Por isso a combinação de métodos de combate é tão importante.
Dedetização deve ser realizada de forma segura para todos
Para que a dedetização seja um procedimento seguro para todos os moradores da casa, ela deve ser realizada por uma empresa idônea, de confiança, que tenha certificações das autoridades competentes e utilize produtos modernos. Hoje a dedetização não é mais tóxica como antigamente e os produtos e substâncias evoluíram muito, mas há que se tomar ainda alguns cuidados.
- Verifique com a dedetizadora, por quanto tempo pessoas e animais de estimação devem ficar afastados do ambiente após a aplicação dos produtos.
- Essa remoção do ambiente também é importante para que as crianças e pets não fiquem curiosos sobre o procedimento e vejam onde os produtos são colocados/aplicados.
- A visão de um profissional é importante pois ele saberá colocar produtos/iscas em locais de difícil acesso a pets/crianças.
- Fique atento pois em alguns casos é preciso aguardar até que alguns produtos/substâncias sequem.
- Após a aplicação, deixe o ambiente sempre bem arejado e ventilado.
- Na volta para casa, mantenha as crianças e animais de estimação longe dos locais onde os produtos foram aplicados.
- Após a realização do procedimento, fique atento à aparição de insetos mortos e remova-os imediatamente, não deixe que as crianças e pets tenham contato com eles.
Seguindo estas dicas e cuidados e contratando uma empresa prestadora de serviços de dedetização de confiança, você terá muito mais segurança durante e após a realização da desinsetização – para você e toda a sua família!
Fontes / Referências:
Cuidados na dedetização evitam danos a moradores e pets – Terra
Formigas: veiculadoras de microrganismos – Mundo Educação
Entenda a Leptospirose em Cães ou Doença dos Ratos – Cachorro Gato