>

Como armazenar documentos corretamente: 12 dicas

Armazenar documentos parece, mas não é uma tarefa simples. Muitos documentos são fundamentais para empresas e pessoas e devem ser acondicionados adequadamente de forma a evitar que sejam danificados ou até perdidos. Escrituras, certidões, diplomas, informações tributárias e fiscais, papelada de RH… Mesmo na era digital, ainda são inúmeros os motivos que nos levam a armazenar papeis e documentos fisicamente.

Então, vamos ver como é possível armazenar nossos documentos de forma correta, prolongando a vida útil?

O que pode danificar documentos?

São diversos os fatores que podem causar danos a arquivos, entre eles: umidade, climatização e luminosidade inadequadas, mobiliário errado e as pragas urbanas. Sim, ratos, baratas, traças e cupins podem detonar seus arquivos!

Os cupins se alimentam de celulose, presente na madeira e no papel.

Traças vivem em ambientes escuros e úmidos, se alimentam de restos de comida, tecidos e livros. Ratos adoram roer e baratas comem praticamente tudo!

12 dicas para armazenar seus documentos corretamente

  1. Para empresas, a tabela de temporalidade é essencial para definir quais documentos precisam ser arquivados e por quanto tempo. Assim, você não fica armazenando aquilo que já não é mais necessário e tem mais segurança no momento do descarte.
  2. Por mais que hoje possamos digitalizar muitos arquivos, para itens importantes, faça um armazenamento físico e digital, desta forma, você sempre evita perdas.
  3. Classifique seus arquivos com base em indicadores que fazem sentido para o seu contexto: datas, nomes, tipos de arquivos, ordem alfabética, ordem de importância etc. Desta forma, você não perde tempo procurando o que precisa.
  4. Não guarde livros e documentos em móveis de madeira. Prefira estantes de metal ou caixas próprias para este fim, as chamadas caixas-arquivos – as de poliondas ou plástico são um pouco mais caras em comparação às de papelão, porém mais seguras e resistentes. Lembre-se que este é um investimento! Elas também devem ser resistentes ao manuseio e ao peso do que irão guardar. Caso precise empilhar caixas arquivo, atente-se ao limite máximo de empilhamento.
  5. Outra boa opção são as pastas, seja em formato L, suspensa, ofício, AZ. Dependendo do documento em questão, pode ser importante acondicioná-lo em envelopes ou sacos plásticos antes de colocá-lo nas pastas. As presilhas das pastas devem ser de plástico ou material não oxidável.
  6. Quando não for possível fugir da madeira, opte sempre por madeiras tratadas ou mais difíceis de dar cupim, como jacarandá e ipês. Pintar e envernizar também ajuda a manter os bichinhos longe. Fique de olho em todos os itens de madeira do ambiente. Procure por um pozinho próximo aos móveis ou por pequenos furos – indicativos de que há cupim.
  7. Evite grampear ou colar documentos.
  8. Há materiais que devido às suas dimensões, precisam de mobiliário adequado, como no caso dos mapas que ficam melhor acondicionados nas mapotecas.
  9. Não armazene madeiras, paletes ou materiais do tipo no mesmo ambiente que seus documentos. Não armazene documentos e livros em ambientes com umidade. O ambiente deve ser bem ventilado e arejado, sem exposição ao sol direto – sobre este último item, observe se há persianas ou cortinas nas janelas.
  10. Faça limpezas periódicas no ambiente e nos documentos.
  11. Evite armazenar documentos em subsolos ou porões, devido a riscos de inundação. Evite também a proximidade a tubulações hidráulicas, caixas d’água, quadros de elétrica.
  12. Cuidado com inseticidas de mercado. O mais seguro é realizar desinsetização e descupinização periódicas no local. Este é o procedimento mais adequado para manter os seus documentos e arquivos seguros e longe das pragas urbanas. Não menospreze a periodicidade da realização desses procedimentos. Você pode não observar nenhum inseto por ali, porém, ao não realizar a desinsetização ou descupinização no prazo recomendado, abre brechas para que esses intrusos apareçam. E lembre-se: eles agem silenciosa e sorrateiramente, então, quando você menos perceber, pode ter perdido muito material. Para isso, conte sempre com uma dedetizadora de confiança.

Fontes / Referências:

Como acondicionar e armazenar documentos de arquivo? – Destaque Gestão Documental

Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo – Conselho Nacional de Arquivos