>

Como evitar infestações de traças

As traças são uma das pragas urbanas mais comuns e estão presentes no mundo todo. É muito fácil encontrá-las em livros, roupas, cantos e frestas em nossas casas. Por mais que elas não causem problemas à nossa saúde e não transmitam doenças, as traças causam muitos prejuízos, pois destroem e danificam roupas, lençóis, livros, documentos e fotografias.

Geralmente elas chegam a nossas casas de forma passiva, trazidas em caixas de papelão, roupas ou papeis já contaminados, iniciando, a partir daí, uma infestação. Por isso, hoje vamos ver quais os cuidados que podemos ter para evitar as traças e também o que fazer em caso de uma infestação.

Características das traças

Você pode encontrar pequenas larvas dentro de casulos achatados: esta é a fase jovem da traça, que mais tarde se transformará em mariposa. Esta geralmente é a que você encontra pelos cantos ou nas roupas. Há também a chamada torpedinho prateado, que não possui asas e você encontra com mais frequência em livros e caixas de papelão. Ambas adoram lugares escuros e úmidos.

Uma única mariposa pode depositar de 40 a 50 ovos que irão eclodir no período entre 10 e 60 dias. O desenvolvimento desses insetos até a fase adulta demora de dois a três meses, a depender do clima e da disponibilidade de alimento. E acredite, uma traça adulta pode viver por mais de quatro anos!

Elas se alimentam de papeis, papelão, revistas, livros, papel de parede, farináceos, tecidos, insetos mortos, restos de pele, pelos humanos, dentre outros itens. Gostam de tudo que tenha queratina, proteína, açúcar ou amido.

Como evitar as traças

  • Limpeza: este é o ponto de combate número um. Mantenha o seu espaço sempre limpo e arejado.
  • Aspirador: é essencial no combate as traças. Use o aspirador durante a limpeza e aspire cantos, frestas, pisos de madeira e rodapés. É com ele que você irá aspirar os ovos das traças.
  • Armários e guarda-roupas precisam ser limpos e aspirados com frequência.
  • Guarde roupas e cobertores no período em que não estão sendo utilizados. Utilize embalagens próprias para tal, há diversos tipos e tamanhos no mercado.
  • Não guarde em seu armário roupas já usadas, pois elas contém restos orgânicos, invisíveis a olho nu, mas muito atrativos para as traças. Lave as roupas usadas e seque-as ao sol, pois ele ajudará a eliminar possíveis ovos.
  • Não acumule caixas de papelão, sacos de papel e papeis sem necessidade.
  • Guarde livros, revistas e documentos em locais limpos e secos, depois de uma boa limpeza.
  • Se tiver estantes abertas, aspire-as com frequência. Limpe os livros um a um, periodicamente.

Dedetização contra traças

É isso mesmo. No caso de encontrar muitas traças, é possível contratar uma desinsetização específica para esse inseto. Com isso, você ganha em tempo, agilidade e economia, pois evita os prejuízos trazidos pela destruição que as traças causam. Além disso, elas também passam uma má impressão, dando a sensação de que o ambiente está sujo.

Para isso, basta entrar em contato com uma dedetizadora de confiança e relatar o que você vem encontrando em sua residência, escritório ou comércio. Escolha uma prestadora de serviços de controle de pragas urbanas que tenha todas as licenças e certificações necessárias, que tenha boas recomendações e avaliações.

Dedetizar é a forma mais segura e rápida de se livrar das traças, conter uma infestação ou agir antes que o prejuízo aconteça.

É sempre melhor prevenir do que remediar.

Fontes / Referências:

Traças: como evitar e combater essa praga – Syngenta

Saiba como eliminar traças e evitar infestações em casa – Casa e Jardim

Saiba como eliminar traças e evitar infestações em casa – APRAG