>

20 de março: começa o Outono!

Depois de uma intensa onda de calor, até que um friozinho cai bem, não é mesmo? Está chegando o Outono, uma estação mais amena, com queda nas temperaturas (finalmente!) e menor precipitação aqui na região Sudeste.

“São as águas de março fechando o verão. É a promessa de vida no teu coração.”

Os versos, eternizados pelas vozes de Tom Jobim e Elis Regina, transformam em poema a ideia de que, a partir de abril, é previsto que as chuvas diminuam substancialmente. Por se tratar de uma estação intermediária, também é esperado que tenhamos uma sequência de dias quentes quebrados por dias mais frios – mas em termos de temperatura, mesmo com a queda, ainda é provável que seja acima do normal nos próximos meses.

Desta forma, você deve imaginar que, com o clima mais ameno, as pragas urbanas nos darão uma trégua, certo?

Errado. Infelizmente, para as pragas urbanas não há tempo ruim! Não podemos baixar a guarda em nenhum momento, pois elas são diversas, com diferentes hábitos e características, o que faz com que estejam presentes nas mais variadas situações e durante o ano todo. Além disso, elas se adaptaram muito bem ao convívio com ao seres humano e às condições impostas.

Mas é claro que há períodos em que elas estão a todo vapor, pois encontram condições mais propícias para isso, e períodos em que estão mais recolhidas. Por isso, dizemos que os meses mais frios são ideais para ações preventivas e este é o caso do Outono.

Outono é época de prevenção

As principais pragas urbanas que costumam aparecer no outono são baratas, pulgas, percevejo das camas (que lá fora chamam de bedbugs)e ratos. Trata-se de uma época com característica migratória para a maior parte dos insetos, que procuram por lugares quentes e secos, com o objetivo de fugir do frio. Este é o momento em que eles buscam brechas e fendas para entrar e encontrar abrigo em telhados, alvenarias, sótãos, porões e depósitos. Por isso, fique atento a esses espaços: realizar a manutenção e limpeza desses locais é fundamental, especialmente nesta época do ano. Se você tem muito entulho e aquele famoso quartinho da bagunça, é hora de desapegar!

Nessa época, é importante realizar desinsetização, desratização e descupinização preventivas, com o objetivo de manter a sua residência, comércio ou condomínio seguros por, pelo menos, os próximos seis meses. Esta é a periodicidade recomendada, de forma geral, para estes serviços. Em caso de estabelecimentos de saúde e alimentação, ou quando há uma infestação, é necessário avaliar caso a caso ou seguir as regulamentações específicas desses setores para evitar prejuízos maiores com multas e até interdições.

Seguir estas dicas também ajuda a manter as pragas urbanas afastadas:

  • Mantenha uma boa limpeza e higiene de todo o local;
  • Instale telas em portas, janelas e ralos;
  • Elimine pontos de água parada;
  • Faça a manutenção de infiltrações e vazamentos;
  • Vistorie periodicamente calhas e telhados;
  • Vede frestas e brechas que podem servir de porta de entrada;
  • Mantenha suas plantas e jardins limpos e bem cuidados;
  • Higienize os latões de lixo regularmente e mantenha os mesmos sempre bem tampados;
  • Evite acumular lixo por muito tempo – fique atento aos dias e horários da coleta;
  • Realize a dedetização com empresa especializada dentro da periodicidade recomendada.

Fontes / Referências:

O que podemos esperar do clima no outono 2024 para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil? – Meteored

Quando começa o outono? Veja previsão para os últimos dias de verão – G1