>

Mitos e verdades sobre as aranhas

A internet ajuda a difundir muita informação, mas também pode ser um veículo para espalhar boatos e mentiras. E há diversas delas sobre as aranhas, um ser que desperta muito a nossa curiosidade e acaba sendo personagem de diversas histórias: aranhas que botam ovos dentro de frutas, que entram em feridas ou até na nossa boca enquanto dormimos.

Por isso, hoje vamos desvendar alguns mitos e verdades sobre as aranhas!

Aranhas são insetos?

Mito – as aranhas pertencem a uma classe completamente diferente. Elas são da classe Arachnida, ou seja, são aracnídeos. Colocar aranhas e insetos na mesma definição é como comparar pássaros e peixes. Na verdade, elas ajudam o ecossistema, sendo uma das principais controladoras das populações de insetos.

Aranhas são sempre venenosas?

Mito – Nem todas as aranhas são venenosas. A maioria das aranhas que aparecem em nossas casas e ambientes de trabalho é inofensiva, mas há espécies que realmente podem causar sérios problemas à saúde de quem for picado.

Engolimos aranhas durante o sono?

Mito – Isso é apenas boato de internet. Não há qualquer comprovação médica ou científica sobre isso.

Aranhas botam ovos nas frutas?

Parcialmente verdade – Um caixote de frutas pode ser um bom esconderijo para uma aranha botar seus ovos. Porém, ela fará isso fora das frutas, de forma visível para nós, e não dentro delas, como dizem os boatos pela internet.

A aranha-armadeira é um desses casos, podendo ser encontrada em meio a cachos de banana e verduras. Ela tem esse nome por frequentemente estar em posição de defesa, com as patas dianteiras levantadas. Ela possui coloração marrom e pode saltar até 40cm de altura. Seu veneno tem ação rápida, podendo causar dor intensa, taquicardia e até levar à morte. Por isso, em caso de picada é fundamental procurar auxílio médico imediatamente.

Aranhas botam ovos em feridas?

Mito – Este é outro mito que circula pela internet e não há qualquer comprovação médica ou científica sobre isso.

A aranha-marrom é perigosa?

Verdade – A aranha-marrom é uma das espécies mais perigosas do mundo, juntamente com a aranha-armadeira, aranha-teia-de-funil, viúva-negra, aranha-rato, aranha-de-costas-vermelhas e aranha-da-areia.

A aranha-marrom tem entre 1 e 3cm de comprimento, possui corpo marrom, conforme seu nome indica, e têm seis olhos. Seu veneno é bastante potente, podendo causar necrose e até morte.

Como evitar acidentes com aranhas

Prevenção é sempre a melhor arma! Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar a prevenir acidentes com aranhas:

  • Verifique sempre roupas e calçados antes de vesti-los; bata as toalhas antes de usá-las;
  • Mantenha o ambiente sempre limpo e higienizado;
  • Vede frestas, portas e janelas;
  • Limpe sótãos e porões;
  • Tenha atenção especial com a limpeza e manutenção do seu espaço caso esteja próximo de áreas de mata, terrenos baldios, córregos ou rios;
  • Ao encontrar uma aranha que julgue venenosa ou agressiva, não a manuseie por conta própria, chame ajuda especializada dos órgãos ambientais ou Corpo de Bombeiros;
  • Caso seja picado por uma aranha, busque auxílio médico o quanto antes;
  • Mantenha os quintais e jardins limpos, com a grama aparada;
  • Realize uma dedetização profissional.

Em locais com alta incidência de aranhas do tipo peçonhento, é fundamental realizar uma dedetização com empresa especializada. Aqui no Brasil há 18 espécies de aranha-marrom e anualmente são notificados diversos acidentes envolvendo a espécie. Elas não são consideradas agressivas, mas acabam picando ao serem pressionadas pelo corpo da vítima.

Por isso, previna-se e mantenha a segurança do seu espaço com uma dedetização profissional apropriada.

Fontes / Referências:

Conheça mitos e verdades sobre aranhas, segundo especialistas – National Geographic Brasil

Venenosa e saltadora: aranha-armadeira assusta, mas tem rival à altura – UOL