>

Como as baratas sobreviveram ao asteroide que matou os dinossauros?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

As baratas estão entre os seres mais asquerosos e resistentes do planeta Terra. Você com certeza já deve ter gastado um tubo de inseticida tentando acabar com uma delas e, nada feito. Também são à prova de vassouradas – já quebrou uma nessa missão? E geralmente não se deixam abater na primeira chinelada, são necessárias pelo menos algumas. Mas não é disso que estamos falando, e sim de uma ameaça muito maior: o asteroide que exterminou os dinossauros.

É isso mesmo. Há 66 bilhões de anos um asteroide de 10km de extensão colidiu com a Terra e acabou com os dinossauros e praticamente todo tipo de vida por aqui, mas não com as baratas. Quer saber como isso é possível? Então vamos lá!

Características físicas das baratas

Foram algumas características das baratas que permitiram que elas sobrevivessem a esse cenário apocalíptico que se instalou por aqui após a queda do asteroide: terremotos, erupções vulcânicas, poeira, muito calor, seguido por muito frio e pouca luz do sol.

Não forneça os quatro As

Depois de passarem por tudo isso, é claro que elas conseguiriam viver em qualquer lugar do planeta, inclusive no conforto da sua casa! Para elas, encontrar os quatro “As” facilita e muito a sua vida, é praticamente um convite! São eles: água, abrigo, alimento e acesso.

  • Água: pode ser água acumulada, água das chuvas, piscinas descobertas, caixas d’água destampadas, etc. Ambientes com umidade e mofo também são convidativos.
  • Abrigo: qualquer lugar que possa servir de acomodação para as baratas, como móveis, gavetas, escombros, materiais entulhados, restos de madeira e obras, quartinhos da bagunça, caixas empilhadas, etc. Nem precisamos dizer que manter a limpeza em dia é fundamental, certo?
  • Alimento: restos de alimentos e migalhas espalhadas, alimentos destampados, lixo destampado ou mal acondicionado, caixas de gordura, armários e despensas sujos ou abertos, ração de animais de estimação que não estejam devidamente acondicionadas.
  • Acesso: frestas em paredes, telhados, rodapés, alvenaria, aquele vão embaixo das portas, ralos e grelhas abertos (sem tela), janelas e portas sem telas de proteção.

Como combater as baratas hoje em dia?

Bom, mas então quer dizer que se as baratas sobreviveram ao asteroide que matou os dinossauros, não há o que fazer, temos que conviver com elas? Claro que não! Além de não fornecer os quatro As mencionados (água, alimento, abrigo e acesso), também podemos contar com uma ajuda especializada e muito eficaz: a dedetização! Sim, em 66 bilhões de anos o ser humano acabou por desenvolver uma técnica que consegue manter esses seres repugnantes longe da sua residência, comércio, estabelecimento ou escritório.

A dedetização é a forma mais eficiente para manter afastadas não somente as baratas, mas todas as pragas urbanas: ratos, moscas, mosquitos, escorpiões, formigas etc. Isso porque ela conta com a expertise de profissionais e inseticidas especializados. Diferente dos vendidos em supermercados (aquele que você gasta um tubo inteiro e não mata a baratinha, lembra?), as substâncias utilizadas pelas dedetizadoras são mais potentes, por isso só podem ser aplicadas por profissionais. Mas isso não quer dizer que elas façam mal a você ou aos seus animais de estimação. Hoje em dia a toxicidade desses produtos é muito menor, e você não precisa passar mais muitas horas fora de casa após as aplicações.

Então, não perca tempo e conte com uma dedetizadora de confiança para manter o seu ambiente livre das baratas de uma vez por todas!

Fontes / Referências:

Como as baratas sobreviveram ao asteroide que extinguiu os dinossauros? – Canal Tech

Como as baratas sobreviveram ao asteroide que levou à extinção dos dinossauros? – Ambiente Brasil

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]