>

Novas certificações Insetkan

 

 

Com o objetivo de oferecer serviços cada vez melhores a seus clientes, a Insetkan está sempre buscando formas de se aprimorar, dentre elas, com a conquista de novas certificações. Para uma empresa ser certificada, ela precisa ser avaliada por meio de auditorias e treinamentos, que verificam o nível de qualidade e técnica dos serviços prestados e do corpo de profissionais.

São processos minuciosos e rigorosos que impactam a empresa como um todo. E, recentemente, a Insetkan conquistou mais duas certificações: a ISO 9001 e a ISO 41001. Trata-se de um sistema internacional desenvolvido pela ISO (International Organization for Standardization), organização fundada em 1946 em Genebra, na Suíça, que tem como propósito desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por qualquer empresa em todos os países. Então hoje vamos saber um pouco mais sobre elas e sua importância.

 

 

ISO 9001

É um sistema de gestão da qualidade que tem como objetivo assegurar a otimização de processos e uma maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção. Esse sistema ajuda gestores a identificar e corrigir processos que estejam se mostrando ineficientes, documentando a cultura da empresa e viabilizando o crescimento sustentável, com a manutenção dos bens e serviços prestados. O propósito final é deixar os clientes mais satisfeitos e alcançar sucesso para a organização.

 

 

ISO 41001

Trata-se de um padrão internacional para gerenciamento de facilities, que padroniza as funções estratégicas da organização, reduzindo custos e aumentando a eficiência no gerenciamento das instalações. A ISO 4001 atesta que a empresa segue os mais altos padrões de gerenciamento de suas instalações, com aumento da produtividade, segurança e bem-estar dos funcionários, melhores benefícios de custos e melhor capacidade de comercialização.

Mas além destas, a Insetkan já possui uma série de outras certificações importantes:

 

 

INEA – Instituto Estadual do Ambiente

O INEA é responsável pela importante missão de proteger e conservar o patrimônio ambiental do Estado do Rio de Janeiro, além de promover uma agenda de desenvolvimento sustentável. Sendo assim, o Instituto é quem licencia e certifica as empresas que adotam boas práticas ambientais, item fundamental quando se trata de uma dedetizadora – afinal, são utilizados produtos químicos que, quando não devidamente aplicados e descartados, podem impactar o meio ambiente negativamente.

 

 

Conselho Regional de Química (CRQ-III)

O trabalho de dedetização faz uso de produtos químicos perigosos, que devem ser utilizados por profissionais capacitados e de forma segura e responsável. Sendo assim, é de fundamental importância ter o aval do Conselho Regional de Química para a atuação de uma desinsetizadora.

Por meio de fiscais que visitam empresas em todo o Rio de Janeiro, o CRQ da 3ª Região realiza o registro das organizações, faz anotações de responsabilidades técnicas por atividades, faz registros de atestados de capacidade técnica e fiscaliza a atuação regular. Também tem como objetivo assegurar que as atividades exclusivas dos profissionais da química estão sendo exercidas por pessoal capacitado. Além disso, o CRQ-III também promove ações para o aprimoramento profissional da Química, como cursos e eventos.

 

 

Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas (ABCVP)

A entidade congrega empresas prestadoras de serviços de controle de vetores e pragas, fabricantes de produtos químicos, acessórios e equipamentos relacionados à prática e órgãos de ensino do setor. Tem como objetivo garantir um atendimento de qualidade ao consumidor, ética e capacidade técnica dos profissionais que executam os serviços.

 

 

NR33 e NR35

Ambas as normas denotam seriedade e preocupação da empresa com a segurança, capacitação e especialização de sua força de trabalho.

A NR33 estabelece os requisitos básicos para assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores que atuam em espaços confinados, bem como os procedimentos que devem ser adotados para reconhecer, avaliar, monitorar e controlar os riscos existentes. Já a NR 35 prima pela segurança das pessoas que trabalham em altura e estabelece regras em relação aos cursos, treinamentos, equipamentos de segurança e práticas que preservem a integridade física dos profissionais.

 

 

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

A Certificação de Autorização de Funcionamento (AFE) emitida pela ANVISA é o documento mais importante para uma empresa que presta serviços de dedetização, pois atesta que a empresa está autorizada a exercer as atividades descritas no certificado.

Portanto, quando procurar uma empresa prestadora de serviços de dedetização, verifique as certificações que ela possui. Além das básicas, fundamentais para exercermos nossas atividades, nós, da Insetkan, estamos sempre em busca de novas certificações, que tragam melhorias e ainda mais qualidade aos serviços que prestamos a nossos clientes.

 

 

 

Fontes / Referências:

Conselho Regional de Química

ISO – Internacional Organization for Standardization  

Norma para empresas prestadoras de serviço – Anvisa – Dedetização

NR33 – Normas e Regras

NR35 – Normas e Regras

O que é o Inea – INEA

Quem somos – ABCVP

Regularização de empresas – Autorização de Funcionamento – Anvisa