As traças podem parecer inofensivas à saúde, mas podem causar estragos consideráveis em suas roupas, livros, documentos e cobertores de maneira silenciosa. Esses insetos são atraídos por ambientes úmidos e sujos. Normalmente as encontramos em armários, no guarda-roupas, nos cantos das paredes, penduradas no teto, nas frestas de rodapés, em livros e tecidos. Neste artigo, exploraremos mais sobre esses insetos e como acabar com eles.
Características das traças
Geralmente, nos deparamos nas casas com dois tipos de traças:
O primeiro é o Lepisma saccharina ou “peixinho-prata”, pertencente à ordem Zygentoma. Este pequeno inseto (seu comprimento é de mais ou menos um centímetro) de coloração prateada, devido às suas escamas, existe há aproximadamente 300 milhões de anos e se alimenta de açúcar e celulose. Por isso você encontrará esse visitante indesejado em livros, documentos e fotos de papel. Ele também adora se alimentar de cola, encadernações, açúcar, cabelos, caspa, sujeira, insetos mortos e até restos de pele humana.
O Lepisma pode ter uma vida que dura de dois a oito anos e pode sobreviver sem se alimentar por até um ano inteiro. Normalmente invade as casas por algum material que já veio contaminado, como caixas de papelão ou jornais e revistas, por exemplo.
Já o Phereoeca uterella é aquela traça que avistamos dentro de um pequeno casulo, achatado e de coloração marrom, com formato de losango, grudada na parede, atrás dos móveis e nas roupas.
Esta é a sua forma jovem de larva, que se alimenta de pelos, tecidos de lã e algodão, couro, papel, penas, resíduos de pele morta e fibras sintéticas. É na sua forma de mariposa, esta pouco reconhecida como traça, que geralmente invade as casas.
Como eliminar traças
Se você avistar uma ou duas traças, geralmente uma boa limpeza dá conta do recado, especialmente se você utilizar um aspirador de pó. Porém, se você estiver lidando com muitas traças, pode ser que haja uma infestação e aí, apenas uma dedetizadora experiente poderá resolver o problema.
Isso porque se você encontra muitas traças, certamente há uma série de ovos e larvas no local, que não estão visíveis para você. Só uma limpeza não terá o mesmo efeito e receitas caseiras não irão eliminar os ovos e larvas, apenas incomodar as traças adultas. Você pode até achar que resolveu a questão, mas rapidamente ela retornará.
Por isso, caso esteja avistando muitas traças, de qualquer um dos tipos aqui mencionados, contrate uma dedetizadora de qualidade e confiança. Apenas profissionais treinados saberão como eliminar as traças por completo, em todas as suas fases, fazendo uso adequado dos produtos, com segurança (para humanos e animais de estimação) e eficiência.
10 dicas para prevenir traças
- Mantenha o ambiente sempre limpo e bem arejado;
- Utilize o aspirador de pó com regularidade, inclusive nos cantos das paredes, teto, frestas, embaixo e atrás dos móveis;
- Faça uma limpeza regularmente dentro dos guarda-roupas e armários – lembre-se de usar o aspirador;
- Instale telas nas portas e janelas para evitar a entrada das mariposas;
- Após lavar as roupas deixe-as secar bem ao sol – isso ajuda a eliminar possíveis ovos e larvas; e utilize ferro de passar roupa nas peças que podem se submeter a este processo;
- Armazene roupas e cobertores em sacos plásticos lacrados; coloque-os em baús ou caixas plásticas com tampa; armazene ternos e vestidos dentro de embalagens próprias;
- Caso encontre alguma traça em uma peça de roupa, coloque-a no freezer por um período de 24 horas, desta forma eliminará qualquer larva que não esteja visível;
- Cuide bem da sua biblioteca: mantenha os livros sempre limpos, em local seco e arejado – o mesmo vale para fotografias e documentos; inspecione os locais com regularidade;
- Inspecione materiais como papelão, papeis, livros ou similares antes de levar para sua casa e limpe-os antes de colocá-los para dentro;
- Realize uma boa dedetização com empresa especializada pelo menos uma vez a cada seis meses – ou de acordo com a periodicidade recomendada.
Fontes / Referências:
Traças em casa: entenda por que esses insetos aparecem e saiba como evitá-los – GZH Ambiente