Oferecer produtos e serviços de qualidade e contar com uma boa equipe de profissionais é fundamental para o bom desenvolvimento de uma empresa, independente do setor de atuação. Mas isso é suficiente para atender às necessidades dos clientes e fidelizá-los? Leia o texto até o fim e você saberá a resposta de um tema bastante pertinente para prestadores de serviços e clientes, especialmente nesta data de 15 de setembro em que comemoramos o Dia do Cliente.
O mercado de prestação de serviços está em constante progresso e sempre gerando competitividade. Para se destacar, é preciso que a empresa apresente diferenciais e busque benefícios que possam atrair e satisfazer seus clientes. Para alcançar tais objetivos é importante que a companhia entenda e atenda às necessidades do cliente. Assim é dado o primeiro passo para estabelecer uma relação duradora entre contratante e contratada.
Mas então, o que fazer para ter uma boa relação com o cliente?
Para garantir a harmonia nesse relacionamento, a manutenção da excelência na prestação de serviços deve ser prioridade. De nada adianta ter bons preços se o fornecedor:
Não contar com uma equipe tecnicamente preparada. Quando a organização prima pela capacitação constante dos funcionários, todos saem ganhando: colaborador, empresa e cliente. Para a equipe, de forma geral, a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos é sempre benéfica. Já a empresa, além de motivar, garante que seu time esteja sempre atualizado em relação às novidades do mercado: novos produtos e técnicas. O cliente, por sua vez, colhe os frutos de todas essas ações já que seu atendimento será feito por profissionais efetivamente preparados para atender a sua demanda.
Não oferecer um bom atendimento. Os funcionários são a alma de uma empresa e é durante o atendimento e prestação do serviço que melhor externam os valores da companhia. Por isso, é importante que sejam educados, gentis e, acima de tudo, éticos. A qualidade do atendimento e do serviço são fatores determinantes para um cliente na tomada de decisão.
Não utilizar produtos de qualidade. Hoje, a sociedade está mais informada sobre seus direitos e consequentemente mais exigente em relação ao serviço que está contratando. Não são raras as vezes em que nos deparamos com um cliente que questiona, por exemplo, a origem dos produtos que estão sendo utilizados para a prestação do serviço. E é por isso que as empresas, principalmente as que trabalham com produtos químicos, devem estar munidas de alvarás de licença de instituições como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para oferecerem seus serviços no mercado.
Não respeitar os prazos estabelecidos. Ao firmar uma parceria de prestação de serviços, independente do cliente, o prazo de execução do serviço deve ser cumprido à risca. Empresas que não respeitam prazos perdem a credibilidade e, pior, a confiança do cliente.
Não for transparente. Ninguém gosta de letras pequenas em contratos, por isso é importante entregar todas as informações de maneira clara. Isso é essencial tanto para a credibilidade do negócio quanto para a experiência e fidelização do cliente. Ser transparente significa, inclusive, abrir mão de um serviço ou oferecer uma solução mais barata, mas que irá atender a mesma necessidade do cliente. É deixar claro para o cliente todas as informações sobre sua escolha na hora de formalizar a contratação. Também é importante dizer que a transparência não está limitada à etapa de contratação. Havendo problemas após a prestação do serviço, é importante que a empresa não abandone o cliente. A transparência não está relacionada apenas à burocracia da contratação, mas sim a todos os processos do negócio.
A soma de todas essas ações se traduz em três palavra: respeito pelo cliente.
E é por isso que todas elas são importantes juntas. Partindo dessa premissa, você, cliente, já sabe que é preciso levar todos esses pontos em consideração na hora de escolher uma empresa de dedetização. Pesquise, busque depoimentos de outros clientes, tire todas as dúvidas e lembre-se sempre da importância da transparência em toda negociação.
Dia 15 de setembro é o Dia do Cliente e, por meio desse texto, agradecemos e homenageamos os nossos clientes pela fidelidade e por contribuírem com nosso crescimento: fica aqui o nosso muito obrigado e muito obrigada!