>

Encontrou uma colmeia de abelhas em casa? Saiba o que fazer!

Abelhas, vespas e marimbondos têm funções fundamentais na natureza e são, inclusive, espécies protegidas por leis ambientais. Sem elas, não teríamos a polinização de aproximadamente 90% das plantas e, consequentemente não teríamos muitos alimentos! Porém, ninguém quer uma colmeia por perto, pois são insetos que podem causar riscos à nossa saúde. Um ataque desses insetos pode ser fatal e, para uma pessoa alérgica, uma única picada pode desencadear um perigoso choque anafilático.

Então, caso você tenha dado a “sorte” de avistar uma colmeia em sua casa ou condomínio, confira aqui como proceder de forma correta e segura para todos.

Existe um local apropriado para construir uma colmeia?

Qualquer lugar pode ser escolhido para dar início a uma nova colmeia, mas há alguns atrativos que você pode e deve evitar para tentar manter abelhas, vespas e mariposas bem longe da sua casa. Mantenha sempre as lixeiras sempre bem tampadas e limpe imediatamente restos de refrigerantes e outras bebidas adocicadas, que são grandes atrativos.

Também é sempre importante ter telas nas portas e janelas, para que esses insetos não entrem e comecem a construir sua nova casa dentro da sua casa! Nos quintais e terrenos baldios, não deixe expostos vasilhames, pneus, caixas e até moveis, pois tudo isso pode servir de abrigo. Há relatos de colmeias em sofás velhos, sacadas de apartamentos, embaixo de camas, dentro de armários e claro, nos beirais de telhados, este último bem mais comum.

Sendo assim, o melhor a se fazer é não oferecer locais que possam facilitar o trabalho delas em busca de um novo lar.

O que fazer ao encontrar uma colmeia ou enxame?

O primeiro passo é chamar ajuda especializada. Jamais tente remover um enxame por conta própria. É fundamental buscar a ajuda de profissionais. O Corpo de Bombeiros somente deve ser acionado em caso de vítimas de ataque dos insetos. O correto é chamar um apicultor ou uma empresa que trabalhe com remoção de pragas urbanas, a famosa dedetizadora. Estes são os profissionais aptos a remover os insetos de maneira apropriada. Mas não, eles não irão extermina-las, pois isso é proibido.

Porém, enquanto a ajuda não chega, você pode tomar algumas medidas e precauções:

  • Isole o local da colmeia ou enxame;
  • Não tente colocar fogo, jogar água ou objetos, isso só irá irritá-las, podendo provocar um ataque;
  • Jamais mexa na colmeia, pois isso irá ativar o modo defesa desses animais;
  • Retire animais de estimação do local, pois eles também correm risco;
  • Evite movimentos bruscos e excessivos próximo à colmeia;
  • Evite gritar, música alta e barulhos, pois são atrativos e irritam os insetos.

Sendo assim, tenha sempre à mão o contato de uma empresa prestadora de serviços de desinsetização de confiança e qualidade. Ao serem acionados, farão a identificação do inseto e correta remoção, respeitando os animais e as leis ambientais.

Fontes / Referências:

Cuidados com abelhas – Corpo de Bombeiros Paraná

Evite invasão de abelhas na sua casa – Apimais

Apareceu um enxame de abelhas na minha casa. O que eu faço? – Mel Santa Bárbara