Água, vinagre, detergente, querosene, limão com cravo, canela, alecrim, folhas de louro, bicarbonato de sódio e até feijão cru. Parece uma lista de poção da bruxa, não é? Mas na verdade o que listamos aqui são ingredientes que encontramos por aí em diversas soluções caseiras para, supostamente, acabar com os mais variados tipos de pragas urbanas.
Receitas caseiras não têm eficácia comprovada
As promessas são muitas. De matar as baratas pontualmente – sem ser na chinelada, passando por manter as formigas afastadas, chegando até a acabar com uma infestação de cupins. Convenhamos, você até pode ter sucesso em eliminar alguns insetos com essas receitas milagrosas, mas daí a conter uma infestação são outros quinhentos.
Além de não terem eficácia comprovada, muitas receitas acabam sendo até perigosas, não só para humanos como para animais de estimação, podendo ocasionar queimaduras e intoxicações. Muitas pessoas acabam misturando produtos sem saber se aquela combinação química pode gerar uma reação desastrosa.
Já os inseticidas vendidos em supermercados são eficazes para combater insetos e invasores de maneira pontual. Porém, não têm poder de atuação em infestações ou mesmo preventivamente. Quem é que já não gastou um tubo de spray em uma simples baratinha? Será que vale mesmo o investimento?
No fim, você acaba tendo a ilusão de que está economizando, porém gastou ainda mais: comprando esses produtos, comprando os inseticidas e contratando uma empresa especializada, pois é a solução profissional e a mais garantida. Aqui vale aquele velho ditado: o barato sai caro!
Dedetização é a melhor saída
Por isso, não pense duas vezes. Ao identificar algum tipo de praga urbana em seu condomínio, escritório, estabelecimento ou residência, chame uma empresa de desinsetização o quanto antes. Receitas caseiras, além de ineficazes, podem ser perigosas e só farão você gastar tempo e dinheiro, gerando frustração. Caso esteja em questão um estabelecimento comercial, então, nem pensar em gambiarras! Há leis e normas sobre a regulamentação e periodicidade do controle de pragas que, quando não seguidas, podem gerar multas e muitos prejuízos.
Com uma empresa especializada, você não precisará ter trabalho ou dor de cabeça. Os profissionais farão todo o serviço de diagnóstico (para entender qual a infestação e a sua proporção, identificando possíveis localizações das colônias e portas de entrada) e aplicação dos produtos adequados. Tudo com certificação dos órgãos competentes e com substâncias seguras, aprovadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), além de garantia do serviço realizado.
Dedetização é método moderno, seguro e eficaz
Os processos que envolvem o controle de pragas evoluíram muito nos últimos anos. Dependendo do trabalho, muitas vezes nem é necessário que todos saiam do ambiente e, quando este item é recomendado, não é mais por longas horas como antigamente. Os produtos também evoluíram e são cada vez menos agressivos para humanos e animais de estimação. Além disso, não agridem o ambiente, sendo ecologicamente corretos.
Outro ponto relacionado à dedetização que envolve muitos mitos é o valor do serviço. As pessoas têm uma ideia de que se trata de um procedimento muito caro. Porém, hoje em dia não é bem assim e tudo depende do tamanho do espaço e tipo de infestação a ser cuidado. Geralmente, as prestadoras de serviço também fazem pacotes e, quando o chamado é para um trabalho preventivo, os valores são ainda mais amigáveis. Depois basta manter o espaço limpo e higienizado, seguir as recomendações e periodicidade indicada pelos profissionais.
Portanto, siga nossas dicas e não perca mais tempo com receitas caseiras de internet. Faça uma economia realmente inteligente: com a desinsetização profissional, você acaba com as pragas urbanas de uma vez por todas, trazendo economia, manutenção e segurança para sua casa, família e patrimônio!
Fontes / Referências:
5 soluções sustentáveis para se livrar de baratas em casa – Estadão
Truques caseiros infalíveis par acabar com as formigas em casa – Estadão