Janeiro, férias escolares, crianças em casa. É momento de redobrar os cuidados, pois é quando a criançada tem mais contato com o quintal, áreas abertas, jardins – a chamada “vitamina S” (sujeira), que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Também acabam tendo mais contato com nossos bichinhos de estimação, pois têm mais tempo livre para interagir e brincar com eles.
O que muitas pessoas não sabem, é que este é um bom momento para realizar uma boa desinsetização e manter tanto nossas crianças quanto pets mais seguros. Isso porque a dedetização mantém afastadas as pragas urbanas, extremamente nocivas para o ser humano e para nossos animais.
Pragas urbanas transmitem diversas doenças
Gastroenterites, febre tifoide, dengue, malária, leptospirose, peste bubônica, dermatites, amebíase, alergias, tênia canina, tifo… a lista é longa e tenebrosa. Estes são apenas alguns exemplos de doenças transmitidas pelas pragas urbanas para nós humanos e para os animais. Algumas são gravíssimas e podem, inclusive, levar a óbito.
É muito importante garantir um ambiente limpo e seguro para nossas crianças. Quando falamos da “vitamina S” (sujeira), estamos falando de bom senso. É importante que as crianças tenham contato com a natureza, plantas, terra, areia, mas dentro de um ambiente controlado e supervisionado. As pragas urbanas não podem e não devem fazer parte disso!
São recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria: instalar telas nas portas e janelas (e fechá-las durante o nascer e pôr do sol), utilizar mosquiteiros, limpar a casa e arredores, evitar acúmulo de entulho e água, tratar animais de estimação para eliminar pulgas e parasitas e realizar uma dedetização por empresa especializada.
Tudo isso também beneficiará nossos animais de estimação, especialmente no controle das pulgas. Você sabia que a maior parte delas fica no ambiente, e não no animal? Claro que tratar o animal também é fundamental – e deve ser orientado por um médico veterinário. Mas manter o ambiente sob controle também é um passo de alta importância e que não deve ser menosprezado.
Siga as recomendações e cuidados
É claro que devemos tomar alguns cuidados durante o processo de desinsetização. Apesar de seguro, crianças, animais de estimação, gestantes e idosos fazem parte de um grupo que é mais vulnerável à ação de produtos químicos. Sendo assim, há algumas recomendações que devem ser seguidas.
Crianças e animais de estimação, especialmente, não devem acompanhar o processo, pois podem ficar curiosos com a movimentação diferente em casa e depois ir “xeretar” nos locais onde os produtos foram aplicados ou colocados.
Também é importante permanecer um tempo fora da residência, o que será informado pela empresa de dedetização, de acordo com o procedimento contratado. Atualmente, como as substâncias utilizadas são de menor toxicidade, em comparação com as de antigamente, esse tempo também foi reduzido, mas é importante que seja seguida a recomendação.
Após a realização do procedimento, também é importante ficar de olho, especialmente nos pets, que gostam de caçar. Com a aplicação dos produtos, muitas baratas acabam saindo de seus esconderijos e podem estar cheias do veneno que consumiram. Então fique atento e não deixe que os animais de estimação tenham contato com essas pragas urbanas que aparecerem nos dias subsequentes à dedetização – o que é normal e até esperado.
Viu como a dedetização traz mais segurança para todos os moradores da casa? Portanto, não perca tempo e garanta férias de verão mais tranquilas para você e sua família: contrate uma empresa de dedetização de qualidade e confiança.
Fontes / Referências:
A verdade sobre a vitamina S – Sociedade Brasileira de Pediatria