>

Você sabia que sanitização elimina até fungos e ácaros?

Com a pandemia de Covid-19, os cuidados com a saúde se intensificaram e a cobrança por ambientes mais limpos e higienizados aumentou, principalmente em espaços públicos de maior circulação de pessoas, como empresas, escolas, agências bancárias, correios, supermercados etc. Na busca por procedimentos que atendam essas necessidades, a sanitização se tornou um dos meios mais eficientes para combater não apenas o Coronavírus, como também bactérias, fungos, ácaros e outros vírus.  

Sanitização e limpeza são a mesma coisa?

Não! A limpeza comum é realizada com vassouras, rodos, panos, água e detergente. Apesar de retirar as sujidades das superfícies, equipamentos e ambientes, não é capaz de eliminar as “ameaças” não vistas a olho nu. Já a sanitização é um conjunto de procedimentos sanitários que elimina os agentes causadores de infecções, alergias, doenças respiratórias como bronquite, asma, rinite, entre outros.

E os benefícios da sanitização não param por aí. O procedimento também é indicado para higienização de peças de roupas e roupa de cama, mesa e banho. Assim é possível eliminar vírus como o Coronavírus e ainda evitar desconfortos com mofo e bolor. Além disso, a sanitização é indispensável no processamento industrial de alimentos a fim de garantir a segurança do produto. Isso porque os microrganismos já presentes na matéria-prima, somados aos que se agregam durante as etapas de processamento, principalmente quando em contato com superfícies e equipamentos, podem comprometer a segurança do alimento. Ou seja, o procedimento não apenas assegura a qualidade do produto, como garante que a sua empresa esteja preparada para qualquer auditoria.

Vale ressaltar que para o sucesso da sanitização, é importante que a limpeza/higienização seja realizada antes da sanitização. A eliminação de sujeiras e poeira ajuda a garantir a eficiência do procedimento.

Como fazer a sanitização?

A sanitização de um ambiente deve ser realizada por uma equipe de profissionais, que utiliza os equipamentos adequados para cada tipo de área, bem como substâncias químicas aprovadas pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária e equipamentos de proteção individual adequados.  

O produto aplicado forma uma película protetora nas paredes do local que impede a disseminação de microrganismos ao mesmo tempo em que mata bactérias e fungos. A aplicação pode ocorrer nas paredes, chão, móveis, objetos e superfícies como corrimão, maçaneta, puxador de armário e eletrodomésticos. O tempo de aplicação varia de acordo com a necessidade e tamanho da área. O produto aplicado não mancha e não tem cheiro, poucas horas após o procedimento pessoas e pets podem retornar sem problema algum.

Onde fazer a sanitização?

Devido ao resultado altamente eficaz, a sanitização pode ser realizada em qualquer ambiente: residências, escritórios, academias, universidades, prefeituras, consultórios, indústria, teatros, hotéis, cinemas, teatros, estabelecimentos do setor alimentício, entre outros. O procedimento é recomendado especialmente para locais com grande circulação de pessoas, inclusive em transporte público, em razão da quantidade de microrganismos presentes.

Não se esqueça de que a sanitização também pode e deve ser feita em veículos particulares e lugares pequenos. Lembre-se que além de proteger de vírus e bactérias, ajuda muito as pessoas alérgicas a mofo e ácaros.

Para se ter uma ideia dos riscos que corremos e nem percebemos, estima-se que somente em uma academia o nível de contaminação é de aproximadamente 45%. Pesquisadores chegaram a registrar mais de 1,6 mil microrganismos por cm², resultado considerado muito alto, tendo em vista que um número superior a 100 já é considerado carga microbiana excessiva. Em outras palavras, uma ida à academia pode resultar em conjuntivite, faringite, infecções, furúnculo, herpes, entre outras doenças transmissíveis.

Frequência indicada para sanitização

A sanitização é um serviço que deve ser realizado periodicamente. O efeito dos produtos químicos desaparece com o passar do tempo, principalmente em lugares com grande número de pessoas. Por isso, o número de aplicações deve variar de acordo com o tamanho do ambiente e fluxo de pessoas.

É importante frisar que não existe no mercado nenhum produto que garanta efeito prolongado e/ou permanente. Por isso, pesquise bem as empresas disponíveis no mercado, não acredite em promessas de resultado permanente, solicite a ficha técnica do produto ou documento que comprove sua eficácia.

Fontes/Referências:

Sanitização elimina vírus e bactérias de 10 mil peças doadas para Campanha do Agasalho – Defesa Civil RS