>

Qual o significado de escorpião em casa?

Quando animais e insetos aparecem na casa da gente, além do susto, a primeira coisa que passa pela nossa cabeça é a razão e de onde surgiram. Com o escorpião não é diferente! Na teoria existem alguns significados: há quem acredite que o escorpião representa traição, ciúmes, vingança e ressentimento, entre outros sentimentos; outros, por sua vez, creem na transformação, renascimento e proteção. Na astrologia, o escorpião representa toxicidade, veneno, defesa e estado de alerta. Em algumas culturas, o animal é visto como símbolo de proteção e mudança.

Ou seja, o mistério em torno dessa praga urbana é praticamente impossível de se desvendar, mas na prática as razões para que eles surjam na sua casa são a falta de cuidado como o acúmulo de materiais de entulho e/ou construção, lixeiras mal vedadas e lixo espalhado, jardins e quintais com acúmulo de folhagens etc. Esse cenário atrai com muita facilidade baratas e aranhas, que são a principal fonte de alimento dos escorpiões – já que são carnívoros.

É por isso que os escorpiões têm função e papel fundamental na natureza, pois contribuem com o equilíbrio ecológico e naturalmente nos ajudam a eliminar insetos transmissores de doenças às pessoas e animais domésticos. Além disso, o veneno do escorpião vem sendo estudado em pesquisas cientificas para a cura do câncer, (cientistas acreditam que toxinas do veneno podem interromper o crescimento de células), para o tratamento das dores e criação de pesticidas. 

Principais características do escorpião

O nome escorpião vem do latim scorpio/scorpionis. É um animal invertebrado pertencente à família dos aracnídeos. Há registros científicos que esta praga tem mais de 400 milhões de anos de existência. Segundo especialistas, são mais de duas mil espécies, cujo comprimento varia entre 7 e 21 cm, espalhadas pelo mundo. Possuem hábitos noturnos, durante o dia ficam sob pedras, troncos, entulhos, telhas e tijolos.

No Brasil há cerca de 140 espécies e as duas mais comuns em acidentes são o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) e o escorpião preto (Tityus bahiensis). Todavia, é possível encontrar escorpiões por tonalidades intermediárias como o amarelo-avermelhado, vermelho-amarronzado, marrom e com tons de verde.

A maioria das espécies é ovovivípara (filhotes que de desenvolvem dentro da mãe). Após o nascimento, os filhotes andam no dorso da mãe até sua primeira troca de pele, quando conseguem se alimentar sozinhos. Em média, um escorpião vive em torno de cinco anos, no entanto, há registros de mais de 20 anos para algumas espécies.

É um animal astuto que, por ter a visão pouco eficiente, desenvolveu habilidades que o ajudam na identificação dos movimentos e vibrações a sua volta, facilitando a detecção da presença de pessoas e outros animais. O veneno é inoculado pelo ferrão localizado no último segmento da cauda. A picada de um escorpião causa muita dor local, febre, sudorese, dispneia e pode levar a óbito, principalmente em crianças e idosos. Pode ser acompanhada por formigamento e aumentar a intensidade para a raiz da área afetada. Os acidentes causados pelo escorpião-amarelo são os mais graves.

Cuidados para não atrair escorpiões

Apesar de importantes na natureza, os escorpiões são animais que oferecem riscos às pessoas, por isso é fundamental realizar o controle dessas pragas. Mas, atenção: este é um trabalho que deve ser realizado por uma empresa profissional e reconhecida no mercado. Então, antes de contratar, verifique se a empresa possui alvará de funcionamento e certificados que atestam sua eficiência no controle de pragas e obediência à legislação ambiental.

Lembre-se que o controle de pragas também deve ser realizado para conter as principais fontes de alimentos dos escorpiões, como baratas, cupis, grilos e aranhas. Caso a infestação de escorpiões já seja uma realidade, converse com a contratada para realizar um trabalho de controle geral de pragas. Os valores podem ser mais atrativos e acessíveis.

Dicas para manter os escorpiões afastados no dia a dia

  • Manter os quintais limpos e evitar o acúmulo de entulhos;
  • Vedar frestas de muros e paredes;
  • Retirar folhas secas acumuladas;
  • Manter vedadas as caixas de esgoto, gordura e pontos de energia;
  • Manter ralos vedados.

E caso alguém seja ferido por um escorpião, procure ajuda médica imediatamente!

👉 Leia também: Qual o significado das formigas em casa?

Fontes/Referências:

Picadas de insetos e animais peçonhentos – Ministério da Saúde

Manual de identificação de escorpiões – Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Obras de Paulistânia

Escorpionídeos – Fiocruz