>

Veja como escolher uma dedetizadora de confiança no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é conhecido pelas maravilhosas praias, predominância de altas temperaturas e paisagens naturais que são dignas de encantar qualquer pessoa do mundo pela beleza e diversidade. Por outro lado, o clima úmido e o calor intenso também são muito propícios para as pragas urbanas. Ou seja, por suas características naturais, a cidade maravilhosa atrai não apenas turistas, mas também milhares de insetos e pequenos animais como ratos, escorpiões, aranhas e pombas.

Região possui suas particularidades

Por ser uma região litorânea, a presença de insetos como borrachudos, pernilongos e muriçocas também é muito forte. Eles costumam atacar em períodos específicos, como de manhã e no final da tarde. As picadas dos borrachudos causam uma coceira incontrolável que gera irritação na pele, dor e inflamação, podendo ocasionar sangramento nas mucosas oral e nasal, além de dermatite, conjuntivite e outros danos à saúde. Não são raros os casos em que a pessoa é alérgica e o corpo inteiro fica repleto de feridas.

A picada de muriçoca também causa vermelhidão e coceira e, além disso, a transmissão de doenças muito sérias, como Filariose Linfática (Elefantíase), uma das maiores causas mundiais de incapacidade permanente ou de longo prazo. Segundo as autoridades de saúde, a doença causa edemas (acúmulo anormal de líquido) de membros, seios e bolsa escrotal, que podem levar a pessoa à incapacidade.

Outro inseto bastante comum no Rio de Janeiro são as aleluias, ou siriris, que na verdade são cupins. Estes, por sua vez, muito mais do que incomodar, podem iniciar uma verdadeira infestação no espaço, destruindo móveis e imóveis.

Para entender o porquê desta realidade, é preciso saber que devido às suas características biológicas, as pragas urbanas têm alto índice de resistência e a adaptação nos mais diversos meios. Por isso, o ambiente urbano se torna o principal habitat para essas espécies, pois oferece muitas opções de abrigo com as condições ideais (umidade, alimentação e água), dificultando o seu extermínio. A maioria dessas espécies costuma se reproduzir durante o inverno e se prolifera durante o verão.

São muitas as doenças transmitidas pelas pragas urbanas no Rio de Janeiro. Atualmente, a principal delas é a dengue, repassada pela picada do mosquito Aedes Aegypti, também responsável pela Febre Amarela. Ambas podem matar. Outras doenças que podem ser transmitidas são dermatites e reações alérgicas, gastroenterites, febre maculosa, peste bubônica, salmonelose, raiva, leptospirose etc, apenas para citar algumas.

Fica claro que o controle de pragas não é somente uma questão de higiene, mas de saúde e segurança das pessoas. Por isso, é importante combatê-las de forma eficiente e assertiva, ou seja, é preciso contar com o apoio de uma equipe especializada no controle de pragas e que utiliza os equipamentos e produtos mais indicados para cada espécie e assim resolver o problema efetivamente.

Mas como escolher a empresa certa?

De fato, não é fácil encontrar uma empresa atenta às especificidades da nossa cidade maravilhosa! Porém, há algumas dicas para você acertar no momento da contratação.

De acordo com a Lei Estadual 7806/17, “a empresa especializada no Controle de Pragas e Vetores estará autorizada a realizar serviços, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, após estar devidamente licenciada junto ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA).” Este pode ser um ponto de partida. Ao pesquisar por uma empresa de desinsetização (ou dedetização) no Rio, verifique se ela é credenciada junto ao INEA e certificada por outras instituições como ANVISA e Conselho Regional de Química.

Outro ponto positivo é o atendimento. Busque por prestadoras de serviços que fazem atendimento via WhatsApp: esclarecer dúvidas, explicar com detalhes os serviços prestados, valores e formas de pagamento, técnicas etc. Este é um diferencial importante principalmente nos casos em que o cliente está em uma localização mais distante ou tem pressa. Por meio dessa triagem, o cliente consegue fazer uma avaliação prévia do nível de conhecimento da equipe e a qualidade/agilidade no atendimento.

Em geral, empresas que fazem o controle de pragas urbanas também realizam outros serviços importantes como limpeza de caixa d’água e sanitização. Aliás, a sanitização se tornou obrigatória no Rio de Janeiro desde o início da pandemia de Coronavírus e deve ser realizada frequentemente, principalmente em empresas, estabelecimentos comerciais de alimentos, escolas e qualquer lugar onde o fluxo de pessoas seja intenso. Contratar uma empresa que ofereça todos esses serviços pode trazer vantagens financeiras, além da otimização do tempo.

Aproveitas estas dicas e você certamente encontrará uma empresa que atenda às suas necessidades de dedetização no Rio de Janeiro!