No dia 15 de março comemoramos o Dia do Consumidor. Data que a cada ano ganha mais força, principalmente no comércio, devido aos descontos, promoções e outras vantagens que levam pessoas a consumir mais. No entanto, o principal objetivo desta data não é incentivar as vendas, mas sim reforçar os direitos do consumidor, seja na compra de um produto ou de um serviço e lembrar que há, sim, regras que precisam ser seguidas para que no final o cliente fique realmente satisfeito.
E nós devemos esta conquista ao presidente americano John Kennedy que, em 1962, fez um discurso destacando as vantagens de uma relação justa entre empresas e consumidores, oportunidade em que exaltou a importância do direito à segurança, à informação, à escolha e ao direito de ser ouvido. Apesar da sensibilidade do tema, somente em 1985 foi legitimada a data que prestigia o consumidor.
No Brasil ainda demorou mais alguns anos para o reconhecimento, mas nos anos 90 entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor que, por meio de uma legislação pioneira, apresentou orientações para pessoas que eventualmente se sentissem lesadas em uma relação comercial. E foi a partir de Código, mais conhecido pela sigla CDC, que foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), cuja missão é a de mediar conflitos e problemas entre o consumidor comum e fornecedores e/ou prestadores de serviço.
Como dissemos no início, não se trata apenas de um dia especial onde o destaque são as promoções e vendas, o mais importante é que o consumidor conheça seus direitos e isso também se aplica às prestadoras de serviço. Pensando nisso, preparamos algumas dicas fundamentais que você pode utilizar sempre que precisar de um serviço de controle de pragas. Anota aí!
Pesquise as empresas disponíveis no mercado
O primeiro passo é sempre pesquisar o histórico das prestadoras de serviços, saber como elas trabalham, qual o seu diferencial no segmento. Se possível, avalie a cartela de clientes e procure por avaliações. Empresas profissionais são transparentes, portanto, são informações de fácil acesso, além disso você pode solicitar na própria empresa. Quanto mais dados você tiver, mais fácil será a escolha.
Sobre promoções
Se receber ofertas e propostas muito fora do mercado, sempre desconfie. Nesse ramo o mais importante é prezar pela qualidade e isso significa utilizar bons produtos, investir na preparação de bons profissionais, manter a remuneração das equipes, além de outros. Para que tudo isso flua adequadamente, é preciso investimento. Por isso, as empresas que trabalham corretamente, respeitando suas responsabilidades, não vão realizar promoções cujo lucro não cubra as despesas básicas. Em outras palavras, desconfie! Ao oferecer serviços com valores aquém aos de mercado, a empresa pode colocar sua vida e a de outras pessoas em risco.
Condições especiais de pagamento
Uma dica bastante importante é aproveitar o contrato de um serviço para incluir outros, como a limpeza de caixa d’água, sanitização e desratização. Além de economizar, você se previne de outras infestações. Essa estratégia é muito interessante para os dois lados, vale a pena negociar com a prestadora de serviço e esse é o momento certo para barganhar.
Use e abuse dos meios de comunicação
A maioria das prestadoras de serviço utiliza de aplicativos de mensagem para facilitar o pré-atendimento. Por meio da ferramenta, é possível tirar dúvidas, conversar com um profissional sobre técnicas e produtos e ainda ter uma prévia de orçamento. O serviço é uma ótima opção para os clientes, já que otimiza bastante o tempo. Além disso, o primeiro contato com a empresa é essencial para o cliente avaliar o atendimento. Aproveite a oportunidade para explorar suas opções, é um direito do consumidor receber um atendimento correto e dever da empresa garantir que todas as informações sejam fornecidas.
Peça a Garantia de Serviço
As empresas devem oferecer garantia dos seus serviços para o cliente. É claro que nesse contexto, o cenário, as condições e os cuidados sugeridos pela equipe profissional, devem ser seguidos. Estando tudo em ordem, exija que o problema seja resolvido conforme o estabelecido na contratação.
Lembre-se que nesse cenário, o mais importante é que a sua experiência seja a melhor possível. Promoções e ofertas são importantes, mas também é preciso oferecer um bom atendimento ao cliente em todos os processos e durante todo o ano!
Fontes/Referências:
Dia mundial do consumidor, 15 de março: uma data para refletirmos – Portão Dedução