>

Afinal, as armadilhas luminosas para insetos funcionam mesmo?

Se tem um bicho chato e que incomoda muita gente são os insetos voadores e nesse contexto podemos citar as moscas, pernilongos, mosquito da dengue, entre tantos outros. Eles podem surgir em qualquer lugar e, como se não bastasse, alguns ainda sugam o nosso sangue para se alimentar, ficam sobrevoando a nossa cabeça, com aquele zumbindo altamente irritante. Afugentá-los de uma vez por todas é o desejo de todo mundo, mas será que com as armadilhas luminosas para insetos isso é possível?

Na área de desinsetização, a tecnologia é uma forte aliada no controle de pragas. Técnicas e produtos são sempre criados e/ou aperfeiçoados para assegurar que o combate a insetos e pequenos animais seja realizado com sucesso. E as armadilhas luminosas são prova disso. A ferramenta foi desenvolvida para capturar insetos voadores dentro de instalações. É muito utilizada em áreas produtivas e na manipulação e preparação de alimentos como mais uma garantia de que toda a produção esteja segura contra insetos.

É uma alternativa eficaz e segura para estabelecimentos que manipulam alimentos, mas também é indicada para residências, estabelecimentos comerciais, chácaras, hotéis, laboratórios, farmácias etc. Estas armadilhas são descartáveis e devem ser substituídas sempre que necessário. O tempo ideal de troca varia de acordo com o fabricante.

Outra vantagem desse tipo de armadilhas é a identificação das espécies que são capturadas e posteriormente analisadas por especialistas. Por meio desses estudos, é possível obter informações mais precisas sobre causas de infestações e eventuais problemas ocorridos na região com insetos; além disso, também auxilia na execução do plano de combate.

Como as armadilhas luminosas para insetos funcionam

Você deve estar se perguntando qual o diferencial dessa prática e a explicação é que a maioria das moscas são atraídas pela luz. Nesse caso, os insetos são atraídos pela luz ultravioleta (eles se orientam pela luz, principalmente quando estão em busca de comida) emitida pela lâmpada da armadilha e ficam presos (colados) em refil adesivo que fica na placa. Devido ao formato da placa, os insetos ficam presos por inteiro, evitando, assim, a contaminação do ambiente por fragmentação. É por isso que esta técnica é tão recomendada em ambientes cujo foco é garantir a segurança do alimento.

Mas, não pense que essa forma de combate faz milagres. As armadilhas luminosas devem ser parte de um conjunto de ações estabelecido previamente por profissionais para o controle integrado de moscas e outros insetos voadores. Elas são uma etapa importante no processo, mas não a única, principalmente se a infestação já for uma realidade. E pela variedade de tipos e tamanhos disponíveis no mercado, é preciso fazer uma avaliação técnica sobre a sua estrutura e necessidade.

Por exemplo, dentre as opções de armadilhas no mercado, existem as que funcionam por eletrocussão, isto é, que provocam a fragmentação dos insetos. Em função disso, elas não são indicadas para o setor de alimentos, mas são igualmente eficientes para outros locais. Daí a importância de contar com profissionais para decidir a técnica correta para o seu cenário.

Conte com a expertise de um profissional

Durante a inspeção, o profissional levará em consideração as condições do ambiente, instalações, armazenamento do lixo, região, tamanho da área, bem como fatores que possam gerar uma infestação. Após avaliação, a equipe técnica definirá quais são as ações necessárias para proteger o local.

Se você ainda não conhecia mais essa técnica para manter os mosquitos bem longe, aproveita a dica e utilize as armadilhas luminosas de forma preventiva. Não perca tempo e se proteja!

Mas, atenção: nesta etapa também é importante saber escolher a empresa que o auxiliará no combate às pragas. Busque qualidade no atendimento, garantia de assertividade no procedimento, bem como a segurança das pessoas envolvidas no processo. Certifique-se de que a contratada está com o alvará de funcionamento em dia; também é válido checar se a empresa possui certificações que atestam seu compromisso com a legislação ambiental.

Leia também:

Falam por aí: os insetos que são destaque nas expressões populares

Infestação de abelhas: o que fazer?

Fontes/ Referências:

Como funcionam as armadilhas luminosas para matar moscas? – Dalper

Armadilhas luminosas: controle ou monitoramento de insetos voadores? – Food safety Brasil