>

Saiba como é o dia a dia do síndico de condomínio

Cuidado com o disco voador
Tira essa escada daí
Essa escada é pra ficar
Aqui fora
Eu vou chamar o síndico
Tim Maia! Tim Maia!

Não é à toa que até na música de Jorge Ben Jor (W/Brasil) o síndico foi convocado. Afinal, esse é o profissional responsável por organizar e manter o bom andamento do condomínio, o que o torna ora benquisto, ora odiado. Em comemoração ao Dia do Síndico (que não é o Tim Maia), neste 30 de novembro, vamos falar sobre a importância desta função, que exige tempo e muito jogo de cintura.

Há quem acredite que a tarefa de síndico é fácil e que pode ser desempenhada por qualquer pessoa. Puro engano! São necessários diversos conhecimentos e habilidades para exercer o cargo com esmero e assim garantir que o condomínio esteja seguro para agradar e proteger seus condôminos. Para se ter uma ideia, o cargo exige noções de Direito, conhecimento em administração, gestão de pessoas, eletricidade e hidráulica, negociação e boa comunicação para resolver os mais variados problemas que surgem no dia a dia.

Cuidado redobrado

O cuidado com a saúde dos condôminos é uma das tarefas mais importantes do síndico. Por isso, um dos pontos de atenção desse profissional é o controle de insetos, como baratas, roedores, cupins, mosquitos e outras pragas, que podem transmitir doenças sérias. O síndico deve assegurar que todos os protocolos preventivos, como desinsetização, desratização e descupinização estejam sendo realizados de acordo o calendário de manutenção pré-estabelecido.

Nesse sentido, também é tarefa do síndico cuidar de toda parte burocrática desses serviços. Em geral, é realizado um contrato de serviços terceirizados para garantir que o condomínio esteja protegido e prevenido em casos de infestações na região, por exemplo.

Estar atento à qualidade da água do condomínio é outra função importante do síndico. A caixa d’água e das piscinas (condomínio residencial) são as principais fontes de uso em uma edificação. Independente da relação de bem-estar ou qualidade de vida, a condição da água é essencial, inclusive para prevenção de doenças como a dengue, hepatites, febre amarela, diarreia, entre outras.

De acordo com as recomendações da vigilância sanitária, o ideal é que a limpeza da caixa d’água seja feita duas vezes por ano. E, assim como os serviços de desinsetização, deve ser realizada por uma empresa que atue com profissionais capacitados e experientes para executar o trabalho sem risco de contaminação da água.

Outra ação voltada à saúde das pessoas e que se tornou essencial este ano é a sanitização. O procedimento, que já é obrigatório no Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, é uma ferramenta importante para combater o novo Coronavírus e evitar a disseminação de outras doenças, podendo ser realizado nos mais diversos ambientes para reduzir o risco de contágio a partir do toque em superfícies, como maçanetas, objetos, vidros e paredes. Muitos síndicos já incluíram esses serviços na rotina de higienização dos condomínios.

Dia a dia do síndico no escritório

Independentemente de uma edificação comercial ou residencial, além das responsabilidades no tocante à saúde dos condôminos citadas acima, também é dever do síndico cuidar da área financeira e administrativa do condomínio. Dentre estas atividades se destacam: elaborar a previsão orçamentária anual, realizar a prestação de contas, fiscalizar o pagamento das taxas condominiais, controlar as inadimplências, impor e cobrar multas e advertências caso seja necessário, fazer todos os pagamentos necessários e garantir que esteja tudo em ordem com o seguro da edificação.

E não para por aí. Também é responsabilidade do síndico:

  • Representar o condomínio quando necessário;
  • Ser porta-voz e defender interesses comuns dos condôminos;
  • Cumprir e garantir que todos cumpram o regimento interno e as decisões estabelecidas em assembleia;
  • Cuidar da conservação da edificação;
  • Garantir que as áreas comuns estejam devidamente limpas e com todos os equipamentos funcionando;
  • Estabelecer um cronograma de trabalho para os funcionários e se certificar que ele esteja sendo cumprido;
  • Cuidar da manutenção e problemas na infraestrutura.

Enfim, parece fácil, mas não é. Esta é uma missão repleta de conflitos e de muita responsabilidade, já que as decisões tomadas impactam em um grande número de pessoas. É por isso que hoje homenageamos todas as pessoas que se dedicam para desempenhar esta função com maestria. Parabéns a todos os síndicos e síndicas de nosso país!

Fontes / Referências:

Responsabilidade do síndico: veja as funções e obrigações – Blog Townsq

Você realmente sabe qual é o papel do síndico no condomínio? – Organize seu condomínio