>

Proteja o seu telhado das pragas urbanas

O telhado de uma casa é um dos pontos mais sensíveis e importantes em termos de manutenção. Caso não esteja bem vedado, é porta de entrada e abrigo para diversas pragas urbanas: ratos, morcegos, pombos, baratas e escorpiões. Como o local geralmente é de difícil acesso, quando menos esperar, uma infestação pode já ter tomado conta do seu sótão.

Então, hoje vamos ver como cuidar do seu telhado e mantê-lo fora da rota das pragas urbanas.

Esteja com a manutenção do telhado em dia

O telhado ou forro é o local ideal para as pragas urbanas: quentinho, escuro e úmido, sem perturbação, sem vento ou chuva. Além de ser boa moradia para esses inquilinos, acaba também sendo um ótimo e seguro espaço para a procriação. Por isso, o ideal é que você faça a manutenção do seu telhado periodicamente, vedando brechas por onde possam entrar e se alojar.

Telhas de vidro são um material interessante, pois permite a entrada de luz solar, o que torna o local menos atrativo às pragas urbanas e ainda ajuda a evitar mofo e bolor.

Em hipótese alguma faça a manutenção do seu telhado por conta própria. Devido à altura, é muito arriscado e a inexperiência pode acarretar acidentes graves. Portanto, contrate sempre um profissional da área, que tem a expertise e materiais de segurança adequados.

As pragas urbanas que adoram um telhado

  • Pombos: montam seus ninhos nos telhados ou beirais das casas e ali acabam depositando muitas fezes, repletas de micróbios transmissores de toxoplasmose criptococose. Não ofereça água ou migalhas aos pombos, pois isso os atraem. Você também não pode eliminá-los, pois são protegidos por lei ambiental. Chame uma dedetizadora.
  • Ratos: a espécie Rattus rattus também é chamada de rato de forro ou rato de telhado. Escala paredes com facilidade, o que lhe dá acesso à parte superior das casas tranquilamente. Transmite uma série de doenças, como leptospirose, tifo, peste bubônica, febre hemorrágica, sarna e micoses, através de sua saliva, fezes, urina, pelo e sangue. Também causa danos ao patrimônio, tanto pela sujeira que deixa no local quanto por sua roedura: como seus dentes não param de crescer, precisam roer o que estiver pela frente, como rodapés, paredes, plástico, móveis etc.
  • Morcegos: não gostam de lugares bem iluminados. Transmitem a raiva, pela mordida de mamíferos infectados ou doentes, e a histoplasmose, pela inalação de fungos presentes nas fezes. Também não podem ser abatidos, é necessário chamar ajuda profissional.

Você pode pensar que não há mal algum em ter esses moradores no seu forro ou telhado, já que é uma parte isolada da casa. Mas não se engane: mesmo assim eles podem transmitir inúmeras doenças e acabam tendo fácil acesso ao restante dos cômodos. Portanto, ao menor sinal da presença de uma praga urbana no seu telhado, não hesite: chame ajuda especializada.

Como identificar uma infestação no telhado?

O barulho é a forma mais fácil de identificar uma infestação. Durante a noite o barulho dos ratos será mais intenso, pois é quando eles se movimentam com maior intensidade. Você pode ouvir passos e chiados. Ratos também deixam manchas escuras de sujeira e gordura por onde transitam.

No caso dos pombos, você irá ouvir o arrolho, som característico da espécie, além do farfalhar das asas. Já os morcegos também fazem mais barulho durante o dia, pois à noite saem para buscar comida. 

Dependendo do nível da infestação, pode ser que você sinta um cheiro desagradável do acúmulo de fezes e urina. Também pode haver animais em decomposição no local.

Caso identifique qualquer um desses sinais, chame uma dedetizadora de confiança na mesma hora. Eles contam com profissionais especializados para fazer a remoção desses animais com segurança e de forma adequada.

Fontes / Referências:

Pragas urbanas: como evitar as principais e controlar infestações – Veja Saúde

Animais sinantrópicos: veja quais os principais e as doenças que transmitem – Prefeitura da Cidade de São Paulo – Saúde