Muitas pessoas acreditam que durante as épocas mais frias das estações de outono e inverno, os cupins ficam “inativos” ou até que não sobrevivem às baixas temperaturas. Mas isso não passa de mito e você deve, sim, se preocupar com os cupins durante o ano todo. Porém, o inverno acaba sendo um ótimo momento para realizar uma descupinização. Neste artigo, vamos entender os motivos por trás disso, já que adentramos o inverno!
Frio diminui ritmo de destruição dos cupins
A colônia permanece em atividade durante todas as estações, porém o inverno faz com que o seu ritmo fique um pouco mais vagaroso. Mas por que isso acontece?
Os cupins, assim como todos os insetos, são exotérmicos. Isso significa que, diferentemente dos mamíferos, eles não possuem capacidade de geração de calor interno, então acabam não gostando muito das baixas temperaturas. O organismo dos cupins trabalha mais devagar e isso também tem impacto no ciclo de reprodução da colônia, que fica igualmente lentificado.
Sendo assim, aqui cai por terra o nosso mito: sim, os cupins sobrevivem às baixas temperaturas. Eles apenas não saem em revoada como acontece na primavera e no verão, quando estão com energia para dar e vender. Também pode ser que nesse período você não encontre aqueles “pozinhos” próximo aos móveis – o que não quer dizer que eles não estão por ali escondidos.
Apesar de não estarem “dando na cara”, estão trabalhando de forma sutil e discreta. Os cupins são assim mesmo: quando percebemos sua presença, geralmente já destruíram um móvel, bibliotecas ou mesmo estruturas inteiras. Nessa hora, chamar uma descupinização pode ser muito caro, pois você precisará do serviço com urgência e o tamanho da infestação pode ser de grandes proporções.
Inverno é ótimo momento para descupinização
Como a colônia está em um ritmo desacelerado, fica mais fácil contê-la realizando uma descupinização durante o inverno. Além disso, o trabalho também acaba tendo função preventiva, evitando que novos invasores cheguem na próxima primavera.
Também pode ser um serviço mais econômico, pois não contaremos com o fator urgência, já que o trabalho poderá ser programado com maior tranquilidade. Se houver uma infestação, pode ser que ela ainda seja pequena e o inimigo estará levemente adormecido, e não com a colônia funcionando a todo vapor.
Não tente resolver o problema por conta própria
O mercado e a internet estão repletos de produtos e soluções caseiras para resolver problemas com cupins. Porém, o que você não sabe é que essas alternativas, além de ineficazes, só farão com que você gaste mais tempo e dinheiro.
Pode até ser que os cupins que você está vendo sejam eliminados. Porém, a colônia e a rainha continuam lá, bem escondidas e longe do seu alcance. Apenas profissionais com técnicas e produtos específicos conseguem alcançar esse raio de eficácia com sucesso.
Portanto, procure uma empresa de descupinização de qualidade e confiança para solucionar essa questão com segurança. São profissionais com equipamentos adequados e que saberão lhe orientar como proceder a fim de proteger sua família, animais de estimação, moradores e funcionários.
Aproveite que o inverno é um bom momento para realizar uma descupinização e aja de forma preventiva, economizando dinheiro e protegendo o seu patrimônio! Lembre-se: quando avistar um cupim, pode ser tarde demais.