Encontrar alguém que não tenha no mínimo nojo desse pequeno e asqueroso inseto é como procurar uma agulha no palheiro. E não é à toa. Aquelas antenas longas, pernas com cerdas e asas provocam pavor e repulsa. Se fosse só isso! Mas, além do aspecto repulsivo, as baratas são transmissoras de diversas doenças e por isso a presença delas deve ser combatida.
E como fazer para se livrar dessas intrusas quando elas surgem?
Ter um spray de supermercado guardado no armário para se proteger quando receber uma visita indesejável parece uma ótima solução. Porém, será que resolve mesmo o problema?
Sprays são ineficazes contra as baratas
Não! E apesar de as pessoas recorrerem a esse método com frequência, é possível dizer que ele é bastante falho, assim como todas as outras opções caseiras como soluções de cravo e álcool, folhas de louro, naftalina, amoníaco e outros venenos caseiros.
Muitas vezes as baratas ficam atordoadas, mas ainda assim conseguem fugir, simplesmente porque esses produtos não possuem os componentes adequados para matá-las. Além de ter um alto custo, os sprays podem ser nocivos à nossa saúde se utilizados em excesso. Ou seja, o custo-benefício é zero.
Desinsetização é a melhor opção no combate às baratas
O único procedimento realmente eficiente para o controle de destas pragas é a desinsetização, que deve ser realizada por uma equipe de profissionais preparada para garantir que toda a área seja realmente protegida.
Em caso de infestação, as baratas podem se esconder nos mais diversos locais, desde frestas e buracos nas paredes, até fendas nos rodapés, caixas, instalações elétricas ou eletrodomésticos. Também é possível encontrá-las no interior de tubulações, ralos e canos que se conectam ao esgoto – um dos lugares preferidos delas.
Aliás, lixos, lixeiras e esgotos são lugares onde elas percorrem com muita frequência. De lá, vão para o nosso ambiente carregando em suas patas microrganismos onde passam e assim contaminam todos os espaços. Nesse processo, transmitem com muita facilidade doenças como febre tifoide, viroses, diarreias, conjuntivite, pneumonia, lepra, hepatite A, entre muitas outras.
Quando chegam em nossa casa ou escritório, as baratas estão em busca de água, alimento e abrigo. E quando a oferta desses três “As” é com fartura, elas se instalam em qualquer lugar: cozinha, armários, quartos, quintais, garagem etc.
Daí a importância de contratar uma empresa especializada. Por conhecer a biologia do inseto, seus hábitos e locais de preferência de ninho, um técnico especializado pode realizar o controle de baratas de maneira mais assertiva e utilizar os protocolos mais eficazes para eliminar a infestação no ambiente.
Como é feita a desinsetização
Um dos principais métodos utilizados na desinsetização de baratas é a pulverização, que é aplicada em locais estratégicos e normalmente de difícil acesso. A técnica possui ação ativa e prolongada e não oferece riscos às pessoas e animais. Os inseticidas também são muito utilizados e normalmente indicados para residências, restaurantes e hospitais. É um método bastante eficiente por penetrar em ralos e buracos e suportar temperaturas elevadas.
Já o aerossol é um procedimento com alto poder de penetração e utilizado principalmente em frestas e fendas. A técnica de polvilhamento também é adotada para frestas, fendas e, principalmente, locais muito úmidos. Dependendo da situação, podem ser utilizadas iscas e armadilhas adesivas para combater às baratas.
É importante explicar que para cada cenário e ambiente existe uma técnica adequada para eliminar esses insetos indesejados e por isso é tão importante contar com o apoio de profissionais especializados no assunto. No entanto, em qualquer um dos procedimentos, os produtos utilizados devem ser autorizados pelo Conselho Regional de Química da região e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para garantir a eficiência do serviço e a segurança das pessoas.
Redobre os cuidados no dia a dia
Além da desinsetização, vale a pena tomar alguns cuidados na sua rotina. Essas dicas são preciosas, então siga à risca:
- Utilize telas protetoras em ralos;
- Vede frestas e buracos;
- Deixe o lixo fechado;
- Evite restos de comida;
- Se necessário, coloque telas nas janelas;
- Manter pisos, coifas, fogões e outros equipamentos desengordurados.