Está aí um animal que possui muitos significados – e bastante contraditórios, despertando medo e também curiosidade nas pessoas. É admirado por uns e abominado por muitos. Então vamos conhecer o significado do morcego em casa. Ou melhor, os diversos significados que esse controverso animal carrega.
O morcego e seu vasto simbolismo
Nas telas do cinema estamos acostumados a ver o animal em filmes de vampiros que se alimentam de sangue, como o Drácula, o príncipe das trevas. Por estar ligado à escuridão, afinal é um animal de hábitos noturnos, possui simbologias relacionadas à morte, especialmente no cristianismo. Mas para alguns essa morte também pode ter o aspecto de renovação – ou seja, o antigo precisa morrer para o novo nascer.
Em algumas linhas de espiritismo, o morcego representa a nossa capacidade em lidar com a nossa escuridão interior, nossos medos, defeitos e fantasmas. Nos rituais xamânicos é uma figura de grande poder, estando atrelado à abertura de caminhos para o novo.
No Japão, o morcego está atrelado à boa sorte e, nas religiões de matriz africana, significa bons presságios. Então, deu para perceber que o simbolismo do morcego varia muito de cultura para cultura!
Morcego auxilia no controle de insetos
Na realidade, precisamos desmistificar a figura do morcego, pois ele é de extrema importância para o ser humano e para a natureza. Para se ter uma ideia, em uma única noite, um único morcego pode consumir até 500 insetos. Ou seja, ele é um grande aliado do homem no controle às pragas urbanas! Também auxilia na dispersão de centenas de espécies de plantas, ao transportar polén, frutos, sementes, contribuindo, assim, para o reflorestamento.
Os morcegos são os únicos mamíferos capazes de voar. De pequeno porte, procuram lugares escuros e úmidos para se abrigar, possuem hábitos noturnos, audição bastante aguçada e se alimentam de frutas, insetos, peixes e, sim, até de sangue. No Brasil temos mais de 130 espécies e apenas três são hematófogos, uma pequena parcela. Mas os mitos em volta dessa característica são enormes, o que ajudou a disseminar crenças negativas sobre o animal.
Morcego em casa: o que fazer?
Apesar de toda essa simbologia, temos uma questão prática: o que fazer caso um morcego adentre a sua casa? Não tente captura-lo. Fique calmo e procure fechar portas que levam a outros cômodos da casa. Abra portas e janelas que dão para a parte externa e, se possível, acenda uma luz do lado de fora para ajuda-lo a encontrar a saída. Caso encontre um morcego caído, jogue uma toalha sobre ele e entre em contato com uma empresa de controle de pragas ou com o centro de zoonoses da sua região.
Exterminar morcegos é considerado crime ambiental: eles são protegidos pela Lei de Proteção à Fauna do IBAMA. Além disso, pode, sim, ser perigoso ter contato com eles, pois podem transmitir doenças ao homem, como a raiva, parasitoses, histoplasmose, criptococose etc. Podem, ainda, transmitir doenças a gatos, cachorros, suínos, bovinos e outros animais.
Sendo assim, não tente captura-los ou extermina-los. Caso observe que há morcegos próximo à sua residência ou condomínio, a melhor opção é contactar uma empresa de controle de pragas. Eles contam com profissionais especializados que sabem como fazer a correta remoção desses animais, sem prejuízo para a espécie. Após a remoção dos animais, os profissionais também saberão realizar a limpeza do local, pois as fezes dos morcegos podem estar contaminadas e devem ser devidamente manuseadas e descartadas, com o uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) específicos.
Agora que você já sabe o que fazer caso um morcego apareça por aí, aproveite e tome algumas medidas simples que podem ajudar a prevenir a visita desses intrusos:
- coloque telas nas portas e janelas;
- instale repelentes eletrônicos;
- vede frestas e aberturas nos telhados;
- remova bebedouros de pássaros no período noturno;
- ilumine bem as áreas externas;
- mantenha a desinsetização em dia.
Fontes / Referências:
Significado do morcego no espiritismo – Sonho Astral
Morcegos em casa? – Pragas online