Neste ano de 2024, teremos o inverno entre o período de 20 de junho a 22 de setembro. Muitas pessoas pensam que este é o momento de baixar a guarda em relação às pragas urbanas, pois elas têm menor atividade. Mas é aí que se enganam, pois não podemos dar descanso a esse combate!
Veja abaixo como algumas pragas urbanas se comportam nos meses mais frios (ou, no caso do Rio de Janeiro, menos quentes!) e perceba que, de uma forma ou de outra, elas continuam nos trazendo prejuízos.
Ratos
As épocas de temperaturas mais baixas são o momento em que os ratos buscam por locais quentes e com boa oferta de alimentos. Por isso, no inverno é fundamental manter a desratização em dia, já que qualquer brecha é uma ótima porta de entrada para os ratos invadirem o seu espaço e contaminar seus alimentos, se instalar no telhado, forro, sótão etc. Aproveite para fazer a manutenção desses locais, fechando brechas e instalando telas.
Escorpiões
É comum que os números de acidentes envolvendo escorpiões subam durante o inverno, que é o período de reprodução da espécie. Com o frio, os escorpiões também tendem a procurar lugares mais quentes para se abrigar, como sapatos, casacos, roupas de cama e outros cantos das casas, principalmente se houver entulho. Sendo assim, livre-se de restos de obra, telhas, tijolos e materiais afins e sempre observe com cuidado suas roupas antes de coloca-las, especialmente as de pouco uso.
Aranhas
O mesmo vale para as aranhas, que também buscam lugares quentes e escuros para se esconder durantes os meses mais frios. Os mesmos cuidados com relação a entulhos valem para este caso. Aproveite também para manter o jardim bem cuidado e aparado, removendo as folhas secas. Use o aspirador na limpeza da casa, especialmente nos cantos e quinas.
Formigas
De fato as formigas acabam sumindo no período mais frio do ano. Mas isso não quer dizer que elas não estejam por aí. Elas também precisam do calor para se aquecer, por isso acabam invadindo nossos equipamentos eletrônicos no outono e inverno, causando grandes prejuízos. Elas acabam levando terra para dentro dos aparelhos e também liberam secreções que estragam os eletrônicos.
Moscas
Os insetos voadores se multiplicam em menor escala nos meses mais frios, mas ainda são vistos por aí. Lixo mal acondicionado, fezes de animais, restos de comida ou alimentos à mostra são grandes chamarizes das moscas.
Baratas
Elas são praticamente indestrutíveis, então não é qualquer friozinho que vai acabar com elas. Elas sobrevivem muitos dias sem água e alimento, por isso você não as verá com tanta frequência durante o outono e inverno. Mas não se iluda, este é um problema que está sendo apenas postergado, já que na primeira onda de calor elas reaparecerão. Por isso o controle dessa praga é essencial durante todo o ano.
Cupins
O inverno é um ótimo momento para realizar a descupinização, já que os cupins estão em marcha lenta, com uma grande redução de suas atividades. Porém, aqui no Brasil não temos um inverno tão rigoroso assim e já tivemos anos em que, devido a um inverno “fraco” houve até uma antecipação da revoada dos cupins, que acontece, a princípio, na primavera e no verão.
Viu como não adianta cair nessa história de que no inverno as pragas urbanas desaparecem? Elas apenas estão em um ritmo mais lento ou mais escondidas, o que não significa que estamos livres dos riscos que elas nos trazem. Portanto, aproveite esta época para realizar sua desratização, dedetização e descupinização preventiva, deixando sua casa, comércio ou condomínio em dia e preparado para os meses mais quentes. Dessa forma você evita infestações e acaba economizando por não precisar realizar serviços de urgência.
Mas lembre-se sempre de contratar uma empresa cadastrada na vigilância sanitária e de confiança!
Fontes / Referências:
Ratos procuram abrigo e alimento no inverno – CRMV SP
Risco de ataques de escorpiões aumenta no inverno – Extra
Inverno fraco antecipa revoada de cupins – Folha de S. Paulo