>

As pragas também amam

Com a chegada do Dia dos Namorados, o amor está no ar! Mas o que muitos se esquecem é que as pragas urbanas também amam! Algumas escolhem um amor só para a vida toda, outras gostam de curtir com muitos parceiros. Por isso, hoje vamos ver como essas indesejáveis visitas encontram seus pares, além de outras curiosidades românticas, para que você possa comemorar o seu dia dos namorados em paz e segurança, longe delas!

Cupins

Sabia que os cupins estão na lista dos animais mais fieis do planeta? E ao presenciar o fenômeno da revoada dos cupins, siriris ou aleluias, como também são chamados, você está presenciando o ritual de acasalamento da espécie.

Durante os meses quentes da primavera e do verão, os cupins alados (reprodutores) saem de suas colônias para buscar suas parceiras, atraídos pela luz, que funciona praticamente como um ponto de encontro. Ao formarem um casal, irão procurar um local para dar início a uma nova colônia, sendo os novos rei e rainha por toda a vida.

Baratas

Elas podem ser repugnantes, mas também são altamente fieis. As baratas são adeptas da monogamia e formam casais que podem durar por toda a vida.

Ao procurar uma parceira, o macho produz um líquido doce em suas costas que atrai as baratas fêmeas.

Ratos

Falando na espécie de forma geral, aqui há controvérsias. Há algumas espécies de ratos que são bastante fieis, como o Rato silvestre da pradaria, que forma um casal por toda a vida e cria seus filhotes juntos. O casal também cuida dos pelos um do outro e passam bastante tempo juntos. Caso o parceiro morra, o outro permanece sozinho.

Porém, os que vivem entre nós são os que encontramos nos esgotos, nos depósitos, telhados e nas ruas: a ratazana (Rattus norvegicus), o rato de telhado (Rattus rattus) e o camundongo (Mus musculus).

De forma geral, os ratos podem se acasalar de quatro a 12 vezes por ano e gerar de sete a 12 filhotes por ninhada. Ou seja, é um problemão “shippar” esse casal, né?

Formigas

Na época do acasalamento, a formiga rainha realiza o seu vôo nupcial e acasala com vários machos que morrem logo em seguida. Não é muito romântico, não é mesmo? Então a rainha volta para a colônia e põe seus ovos.

Moscas das frutas

Sabe a mosquinha que fica voando ao redor da sua fruteira? Durante o namoro e acasalamento, o macho canta para a fêmea, vibrando suas asas e batendo nelas com as patinhas dianteiras. Caso a fêmea aprove a cantoria, tudo certo. Mas se ela não gostar, pode literalmente chutar o macho para longe. Uma fêmea pode botar de 30 a 50 ovos por dia.

A melhor forma de você passar o seu dia dos namorados tranquilo é realizando uma desinsetização profissional! Com ela, você acaba com a presença destas e outras pragas urbanas indesejáveis, que podem acabar não apenas com a sua comemoração, mas também com o seu patrimônio e prejudicar inclusive a sua saúde, pois são transmissoras de inúmeras doenças.

Então, conte com a parceria de uma dedetizadora de qualidade e confiança e realize a sua desinsetização, desratização ou descupinização hoje mesmo!

Fontes / Referências:

Quais os animais mais fieis? – CRMVES

Rato, o pior amigo do homem – Superinteressante

Inseticidas a base de glicose mudaram hábitos sexuais das baratas – Correio Braziliense

Formigas – Divisão de tarefas e cooperação fazem parte da vida de insetos – UOL

Moscas das frutas preferem acasalar do que sobreviver, mostra pesquisa – Galileu