>

Não esqueça da prevenção da dengue!

Neste momento, todas as atenções no campo da saúde estão voltadas para o Covid-19 e com razão! Realmente, agora é a hora em que temos que unir todas as nossas forças para vencer o Coronavírus. Porém, além dos cuidados com o Corona também não podemos nos esquecer de outros males que devemos combater constantemente. Com o sistema de saúde sobrecarregado, devemos redobrar os cuidados para evitar qualquer causador de doenças. E um dos mais perigosos é um velho conhecido nosso: o mosquito Aedes Aegypti.

Sabia que seus ovos podem hibernar sem água por até dois anos? Pois é… Por isso, precisamos tomar medidas para evitar sua proliferação em todas as estações do ano, sendo época de chuvas ou não, não importa. Se dentro desse período uma pequena poça de água se formar no local em que esses ovos estão, eles já contam com o ambiente adequado para eclodir e em uma semana já poderão fazer mais vítimas.

De acordo com o Ministério da Saúde, somente no ano passado foram contabilizados mais de 1.500.000 casos de dengue no país, um aumento de 488% em comparação a 2018. Já a chikungunya contabilizou 132 mil casos, e a zika, quase 11 mil casos.

MANTER A HIGIENE E DEDETIZAR OS ESPAÇOS É FUNDAMENTAL PARA A PREVENÇÃO DA DENGUE

Com espaços limpos e organizados fica mais difícil para o mosquito encontrar uma brecha para se alojar. Se você tem entulho ou locais com muito acúmulo de sujeira ou recipientes, já passou da hora de fazer uma organização. Por exemplo, a dedetização será muito mais eficaz se você já tiver realizado esse trabalho, pois os profissionais poderão identificar e aplicar os produtos com mais assertividade.

A dedetização começa com os profissionais contratados realizando uma análise do local e levantamento de possíveis focos de proliferação. Também identificam quais os melhores locais para a aplicação ou inserção dos produtos, que podem ser inseticidas ou larvicidas – que acabam com mosquitos adultos, ovos e larvas.

Importante dizer que esses produtos somente podem ser manuseados e aplicados por profissionais especializados, com registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Para tanto, é importante que você contrate uma empresa regulamentada para a prestação desse serviço.

CUIDADOS SIMPLES PARA PREVENIR A DENGUE

Então, veja agora alguns cuidados básicos que podem ser facilmente incorporados à rotina de todos nós:

ÁGUA PARADA

Verifique e elimine locais com água parada, desta forma você elimina os focos onde o mosquito pode se desenvolver e proliferar;

LIXEIRAS

Mantenha as lixeiras em locais cobertos e sempre tampadas, amarre bem os sacos de lixo;

CAIXAS D’ÁGUA

Tampe caixas d’água, cisternas e outros reservatórios de água. Realize a limpeza da caixa d’água a cada seis meses para garantir sua higiene e qualidade de água;

PLANTAS

Atenção às plantas: mantenha os pratinhos com areia até a borda para evitar o acúmulo de água. Em bromélias ou outras espécies que acumulam água em seu interior, remova o líquido semanalmente.

GARRAFÕES

Higienize bem os garrafões de água no momento da troca e mantenha-os fechados quando não estiverem em uso.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Higienize com frequência os potes de água de animais de estimação – além de evitar o mosquito também é importantíssimo garantir água limpa e fresquinha todos os dias para os seus pets!

VASO SANITÁRIO

Mantenha a tampa do vaso sanitário sempre fechada e, em banheiros com pouco uso, dê descarga uma vez por semana ou vede com plástico.

COLETORES DE ÁGUA

Lave semanalmente o coletor de água da geladeira e do ar condicionado.

LAJES E CALHAS

Lajes também acumulam água, portanto, verifique se é necessário secar a sua. Calhas também devem estar sempre limpas e com o caminho livre para a passagem da água.

DEMAIS RECIPIENTES

Guarde vasos, baldes, garrafas e outros recipientes que podem acumular água sempre com a boca virada para baixo, fechados ou em locais cobertos.

Todos somos responsáveis por combater a proliferação da Dengue, Chikungunya e Zika, portanto, se todos se atentarem a estas medidas, o mosquito Aedes Aegypti não terá vez.

Fontes / Referências:

Em tempos de coronavírus, não esqueça de gripe, sarampo e dengue – UOL Viva Bem

Lembre-se do coronavírus mas não esqueça a dengue – Assembleia Legislativa do Estado do Paraná