>

Mosca varejeira: inseto altamente perigoso para animais e pessoas

Pragas urbanas devem sempre ser uma preocupação independentemente da espécie e do ambiente onde estão presentes. De forma geral, elas causam problemas, tanto na saúde das pessoas e animais, quanto em termos financeiros. Mas algumas delas merecem mais destaque devido ao alto grau de preocupação em relação aos danos causados e a mosca varejeira é uma delas: ela é perigosa e pode até matar!

É preciso ter cuidado com larva de mosca varejeira

Esta pequena (1,5 cm de comprimento) e rápida criatura faz parte da família de moscas de cor azul ou verde-metálico, as califorídeas, cuja espécie principal é a cochliomyia hominivorax. Diferente das demais pragas, que procuram abrigo em lugares seguros, a mosca varejeira gosta de hospedar seus ovos em feridas abertas de animais e pessoas. E, obviamente que são ovos não perceptíveis a olho nu.

As larvas da mosca varejeira levam de 12 a 24 horas para eclodir. Assim que nascem, invadem a pele e se alimentam dos tecidos vivos que encontram, ou seja, pele, ossos e cartilagem. A proliferação no tecido é chamada miíase e a infecção causada é conhecida como berne, doença que pode levar ao óbito se não tratada a tempo. Existem dois tipos da doença: a cutâneo-traumática (na pele) e a nasofaringeana (casos com secreção nasal, principalmente rinite). Sendo a última, a de maior probabilidade de ser fatal. 

Além destas, as moscas causam doenças ao pousar sobre os alimentos e os contaminarem com bactérias que estão alojadas em seus corpos. São mais de 300 tipos de agentes patogênicos que podem causar diversas doenças que afetam os seres humanos, dentre elas, infecções no estômago, intoxicações, diarreia, pneumonia, infecções urinárias, gastrite úlcera, larvas de berne, entre outras. Isso porque são insetos que transitam em ambientes sujos, como lixo, carnes de animais em decomposição, restos de comida etc.

O ciclo de vida de uma mosca varejeira é de aproximadamente 30 dias. Elas passam por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulta. Como já explicamos, assim que saem dos ovos as larvas da mosca varejeira se alimentam de tudo que veem pela frente. No terceiro dia de vida, elas formam o casulo na camada externa e por isso se enterram no solo. Por lá, ficam entre três e seis dias, sem se alimentar. Após esse processo, a metamorfose está completa e a varejeira se torna adulta. As fêmeas que chegam a fase adulta podem colocar até 1000 ovos.

Tchau moscas varejeiras!

Já está claro que as moscas são insetos muito sujos, que causam inúmeras doenças, inclusive podendo levar à morte. Logo, são pragas que precisam ser eliminadas. O controle de moscas varejeiras é indispensável, principalmente em estabelecimentos do setor alimentício.

E no reino animal o controle também se faz necessário. Os animais sofrem bastante com as moscas e com muita frequência são atingidos por elas. As feridas de boi, porcos, cavalos, cachorros geram oportunidades para as moscas depositarem seus ovos e assim dar início a uma infecção séria.

Para se prevenir contra qualquer um desses problemas, conte com os serviços de uma empresa especializada no setor. As técnicas corretas, aliada aos produtos químicos ideais e o profissionalismo podem resolver o problema de forma rápida e com garantias de qualidade dos serviços prestados. Mas, atenção, certifique-se que a empresa escolhida possui as autorizações necessárias para atuar, bem como as certificações que asseguram a qualidade dos trabalhos realizados.

O que atrai mosca varejeira

Para se proteger ainda mais, é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia, evitando qualquer tipo de situação que atraia a mosca varejeira. Por exemplo:

  • Evite deixar machucados e feridas expostos;
  • Como os animais de estimação são alvos fáceis para as moscas, é importante cuidar do local onde eles fazem suas necessidades diariamente, sempre recolhendo o acúmulo de fezes e lavando o local para não atrair estas pragas;
  • Deixe as lixeiras bem vedadas e o lixo corretamente armazenado;
  • Não deixe alimentos expostos;
  • Recolha restos de comidas e insetos mortos, ambos atraem as moscas varejeiras;
  • Se possível, tenha plantas repelentes de insetos em sua casa, como lavanda, citronela, alecrim, manjericão, dentre outras.

Leia também: Qual o significado das formigas em casa?

Fontes/Referências:

Moscas varejeiras carregam alta porcentagem de bactérias que causam doenças em humanos – Fapesp
A mosca varejeira é perigosa – Super Interessante
12 plantas que funcionam como repelente para mosquitos – Casa.com.br