Dentre as inúmeras espécies de pragas urbanas existentes no Brasil, a lacraia é uma das variedades que frequentemente causa dúvidas, afinal, elas são perigosas para os seres humanos ou não? A resposta é sim, as lacraias e todas as pragas urbanas podem ser prejudiciais ao homem e animais domésticos, o que muda é o tipo de doença e nível de contaminação transmitido por cada uma delas.
A famosa centopeia
Também conhecidas como centopeias, as lacraias são animais carnívoros, peçonhentos e de hábitos noturnos. São muito rápidas, têm o corpo adaptado para penetrar em frestas, onde de escondem durante o dia, e gostam de se alimentar de insetos, lagartixas, camundongos e até filhotes de pássaros.
As lacraias podem medir até 30 cm aproximadamente. O corpo destas pragas é formado por segmentos, cada um com um par de patas, podendo chegar a 177 pares. Possuem na cabeça um par de antenas, um de mandíbulas e dois de maxilas com ferrões venenosos que funcionam como pinças. O último par de patas tem como função capturar o alimento: quando elas tocam a presa, a seguram com força, todo o corpo se enrijece e a lacraia injeta o veneno produzido pelo seu organismo que paralisa e/ou mata a presa.
Dependendo da espécie, vivem de um a seis anos. As fêmeas costumam colocar cerca de 30 ovos por ciclo de vida e deixá-los em frestas ou mesmo no solo. A propósito, o esconderijo das lacraias são os mais diversos: pedras, cascas de árvores e troncos, folhas, hortas, entulhos, tijolos, entulhos e ralos; isto é, qualquer lugar escuro e úmido, assim elas se protegem de predadores e da desidratação.
Lacraias causam danos à saúde
O veneno das lacrais não é tóxico o suficiente para matar ou envenenar as pessoas gravemente. Todavia, a picada da lacraia causa dor forte e inchaço e, em alguns casos, a vítima pode ter febres, calafrios, tremores/suor e uma pequena ferida.
Como cada organismo reage de forma diferente, recomenda-se que ao ser picado por uma lacraia, procure ajuda médica. Lembre-se de que as lacraias podem estar contaminadas por bactérias e transmiti-las na picada, por isso, não subestime este inseto!
O que atrai as lacraias?
Já sabemos que elas são ágeis e aparecem à noite, mas por que elas aparecem em nossas casas?
Assim como qualquer outra praga urbana, as lacraias saem em busca de abrigo, água e alimento. Qualquer lugar que ofereça esses três “As” está propenso a receber essas visitas indesejadas.
Para impedir que isso aconteça, é importante desinsetizar o ambiente e assegurar que o procedimento seja realizado por uma empresa profissional. Assim você garante que, além das lacrais, outras pragas urbanas como baratas, ratos, pulgas, cupim, pernilongos, besouros, entre outros, sejam realmente eliminadas.
Vantagens da desinsetização profissional
Apesar de muitas pessoas se sentirem tentadas a realizar a dedetização (ou desinsetização) por conta própria, o serviço profissional apresenta múltiplos benefícios. Dentre eles vale destacar:
- uso de produtos químicos autorizados pela Vigilância Sanitária;
- uso de equipamentos de segurança individual e coletivo durante a aplicação dos produtos;
- uso de técnicas específicas para eliminação de cada praga;
- garantia de que os focos de infestação (ninhos criados pelas pragas) serão realmente exterminados;
- contratação de empresas que atuam com respeito às leis e normas ambientais;
- contração de empresas que são certificadas pela ANVISA e instituições do setor;
- garantia de que o procedimento será realizado com eficiência e que a segurança das pessoas e dos animais domésticos será assegurada.
Além dessas vantagens, uma empresa de desinsetização profissional estabelece com precisão o tempo necessário entre uma aplicação e outra, sempre respeitando as necessidades do cliente.
Medidas preventivas no dia a dia para evitar a presença de lacraias
- Mantenha o local sempre limpo;
- Mantenha ralos fechados e frestas bem vedadas;
- Apare a vegetação de terrenos;
- Limpe jardins e hortas para não acumular galhos e folhas secas;
- Mantenha o lixo sempre fechado e bem armazenado.
Fontes/Referências:
Lacraias – Instituto Vital Brazil
Lacraia é venenosa? Saiba os sintomas da picada e como se livrar delas – Em tempo