>

Condomínios e prédios de serviço devem ter certificado de limpeza e dedetização?

É verdade que problemas com baratas, ratos, pernilongos, percevejos, pombas, entre outras pragas urbanas, podem acontecer com todo mundo e em qualquer lugar. Entretanto, esta máxima não se aplica a condomínios e prédios comerciais. Nesses locais, é de responsabilidade do gestor de facilities, síndico ou administrador garantir que a edificação esteja sempre segura contra qualquer possibilidade de infestação. Para isso, é fundamental que a desinsetização (ou dedetização) aconteça, no mínimo duas vezes ao ano, e com reforço no verão.

Qual deve ser a periodicidade de dedetização em um condomínio?

Não existe uma lei federal que regulamente, ou defina, a periodicidade da desinsetização nos condomínios. Entretanto, existem leis estaduais e municipais que tratam desse assunto, logo, depende de cada estado e cada cidade. No Rio de Janeiro, por exemplo, a lei Estadual nº 7806/17 determina que os condomínios são obrigados a realizar o controle de pragas de acordo com as normas propostas pela Anvisa.

Devido às particularidades de cada região, existe um consenso entre os profissionais de controle de pragas e responsáveis pelas edificações de que é necessário realizar o procedimento semestralmente para evitar qualquer chance de proliferação das pragas.

É importante que os gestores de facilities, síndicos e administradores fiquem atentos, mesmo não havendo uma lei específica sobre o intervalo de tempo entre uma aplicação de controle de pragas e outra. Pois, caso haja negligência comprovada nos cuidados com a segurança das pessoas, os responsáveis pelo serviço podem ter que responder judicialmente.

Controle de qualidade da água deve ser rigoroso

Além da desinsetização, é válido lembrar que a limpeza e a higienização periódica da caixa d’água também é responsabilidade dos administradores do condomínio. Assim como o controle de pragas, são serviços indispensáveis para garantir que a água potável, que é consumida por centenas de pessoas, esteja livre de qualquer possibilidade de contaminação.

Esses serviços também devem ter um cronograma de ação anual para garantir que a manutenção das caixas d’água e reservatórios seja realizada efetivamente e, no mínimo, duas vezes ao ano. Em paralelo, é importante verificar rotineiramente se a caixa está bem vedada e em perfeito estado.

Para cada limpeza, o gestor de facilities, síndico ou administrador deve exigir a emissão do laudo de potabilidade da água e o certificado de limpeza, que asseguram a qualidade da água a ser consumida. É indispensável que o condomínio tenha esse laudo em mãos e que acompanhe a validade do documento fornecido para assegurar que o procedimento seja feito antes da data limite.

Busque profissionalismo na hora da contratação

E o que a desinsetização e a limpeza e higienização das caixas d’água tem em comum? Para garantir que resultados esperados sejam realmente alcançados, ambos devem ser executados por profissionais experientes, que conheçam todas as técnicas para realizar o serviço com maestria.

Ao terceirizar esses serviços é importante contratar uma empresa que atue de acordo com a legislação e normas vigentes de cada região, uma vez que há muitas leis e normas que fiscalizam e regulamentam as empresas do setor. E não é muito difícil conseguir essa informação. Basta verificar se a empresa candidata a realizar a desinsetização e higienização possui as licenças de atuação dos órgãos fiscalizadores. Dentre elas, é importante verificar o alvará de funcionamento, a licença do Conselho Regional de Química e o cadastro na Vigilância Sanitária.

Juntos, esses documentos asseguram que a empresa respeita e cumpre todas as leis, que preza pela qualidade de vida do meio ambiente e das pessoas, e utiliza métodos e técnicas que não causem danos ao ecossistema. Obviamente que, ao contratar uma empresa benquista no mercado e com todas as certificações em dia, os administradores automaticamente se resguardam de qualquer eventual problema que possa surgir no condomínio.

Em outras palavras, as certificações são essenciais para as empresas que prestam serviços de controle de pragas, limpeza e higienização para condomínios a fim de garantir que todas as regras de segurança estejam sendo seguidas.

Fontes/Referências:

Tudo o que você precisa saber sobre Dedetização -Síndico Net