>

Infestação de ratos causa pânico na Austrália; corremos o mesmo risco no Brasil?

Medo, doenças e muitos prejuízos. Esse é o cenário no sudeste da Austrália, após a recente invasão de uma legião de ratos, a maior já vista pela população local. Por ser uma região de fazendas produtivas, com o fim da estiagem, a oferta de água e alimentos aumentou consideravelmente nas lavouras. Segundo especialistas, automaticamente esses locais se tornaram o abrigo perfeito para a população de roedores.

Como consequência, plantações inteiras foram destruídas, além de estruturas, móveis, cabos de energia e telefones que foram roídos. Os mamíferos também invadiram residências, escolas, escritórios, automóveis, equipamentos agrícolas, entre outros. Os prejuízos financeiros são imensuráveis, mas causam ainda mais preocupação os danos à saúde mental e física de todos os moradores que estão convivendo diariamente com esses intrusos.  

Para resolver o problema, as autoridades sanitárias australianas adotaram, entre outras ações, o uso de produtos químicos. Contudo, todos os esforços para combater os roedores não estão sendo suficientes. Isso porque a invasão aconteceu justamente no período de reprodução. Qual o problema com isso? As fêmeas podem gerar uma ninhada de seis a dez filhotes em poucas semanas – em toda a temporada de reprodução, uma única roedora pode dar à luz até 500 roedores  –, o que levou a população de pragas a um aumento expressivo que tomou conta de toda a região.

E as notícias ruins não param por aí. De acordo com especialistas, geralmente as grandes infestações de pragas e pequenos animais ocorriam uma vez a cada década mas, com as mudanças climáticas, essas invasões podem se tornar cada vez mais constantes.

Cenário australiano

Os australianos sofreram uma invasão inesperada e incontrolável de pragas que transmitem inúmeras doenças, que causaram sérios prejuízos financeiros, espalharam terror e, ainda, proliferaram-se em uma velocidade desgovernada.

O problema é muito grave e exige um plano de ação estratégico para realmente combater qualquer tipo de invasão. E a primeira medida é entender as razões que facilitaram esse problema. Nesse caso, a região é uma área rural produtiva. Após um período de bastante chuva, as plantações e a vegetação se desenvolveram aumentando bastante a disponibilidade de comida para os ratos.

Outro problema identificado pelos pesquisadores é que os predadores de ratos estão entrando em extinção no país por conta da urbanização e a monocultura (cultura agrícola de apenas um tipo de produto) em larga escala. Logo, a ampla oferta de alimentos aliada ao clima úmido e a falta de predadores formaram o lugar mais que ideal para os ratos se estabelecerem.  

Invasão de ratos também pode acontecer no Brasil?

Esse tipo de praga está presente em todo o mundo. Logo, a chance de uma invasão e consequente infestação é a mesma para todos. O que muda é a forma de prevenção que cada país, governo e cidadão adota para se proteger. Ou seja, depende de como cada um de nós se previne para evitar que situações como esta ocorram nas nossas casas, bairros, escolas, trabalho etc.

Já está claro que os ratos não precisam de muito para encontrar um abrigo que atenda suas necessidades. Qualquer lugar pode se tornar a nova “casa” para os roedores, principalmente se houver comida e água. Por isso, é importante tomar alguns cuidados como:

  • Manter alimentos em recipientes fechados;
  • Manter cozinha e despensa bem higienizados;
  • Não deixar comedouros de animais de estimação expostos por muito tempo ou com restos de alimentos, mantendo-os sempre bem limpos;
  • Não jogar lixo em terrenos baldios;
  • Não entulhar objetos e materiais de construção;
  • Manter a limpeza de toda a área.

Desratização é fundamental no combate à infestação

Além de todas estas medidas, é indispensável manter a desratização em dia. O procedimento é o único realmente eficiente para combater uma invasão e manter os roedores distantes. No entanto, é importante que a desratização seja feita por uma equipe profissional, que conta com pessoas capacitadas, que conheçam as características de cada praga e a melhor forma de combatê-las.

Lembre-se de que uma empresa autorizada e certificada pelas autoridades de saúde possui experiência e expertise para realizar o procedimento com eficácia e segurança. Isso é fundamental, seja na Austrália, no Brasil, ou em qualquer lugar para determinar a técnica ideal para exterminar pragas e garantir que todo o trabalho seja realizado com segurança.

Fontes/Referências:

Por que Austrália vive infestação assustadora de ratos – BBC News

Infestação de ratos na Austrália poderá se tornar um problema crônico, explica professor – Olhar Digital